Cálculo Renal na Uretra

Durante a filtragem do sangue
Durante a filtragem do sangue

Medicina

29/10/2013

Cálculo renal, ou litíase, é muito conhecido popularmente como pedra nos rins e é definido por massas sólidas formadas por pequenos cristais de sais minerais, ácido úrico entre outras substâncias.

Durante a filtragem do sangue, o rim também é responsável pela produção da urina. Quando a urina contém substancias em excesso, essas matérias podem formar pequenos cristais, podendo futuramente se transformar em pedras.

O cálculo renal é imprecisamente nomenclado, pois essas pedras podem ser acomodadas a qualquer ponto do aparelho urinário constituídos pelo rim, isto é, a pedra pode se alocar nos rins, ureteres, bexiga urinária e uretra.

Quando a pedra está alojada nos rins pode não manifestar sintomas do problema até que o cálculo se desloque para os tubos coletores, ureteres e uretra, bloqueando o fluxo urinário e causando inchaço dos rins e provocando a dor.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

por Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93