Medicina de urgência e emergência

Alta violência aumentou trabalho dos socorristas
Alta violência aumentou trabalho dos socorristas

Medicina

21/06/2013

Com o crescimento das grandes cidades e o aumento da violência, não só a violência relacionada a roubos e outros crimes, podemos perceber também a violência no trânsito e o constante crescimento de acidentes no país. De acordo com o Denatran, em 2009, foram 403.278 acidentes com vítimas, dos quais 20.604 foram com vítimas fatais. Segundo o ministério da saúde, em 2010 foram 40. 610 mortes no trânsito.

Esses números preocupantes refletem no campo médico. Quando essas vítimas são resgatadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ou os bombeiros, elas são deslocadas até locais médicos. Lá os médicos precisam saber de que maneira lidar com os ferimentos e salvar a vida da vítima. Há alguns anos os médicos defendem que é necessária uma especialização para atender a esses casos.

A especialização é conhecida como medicina de urgência e emergência. De acordo com a ABRAMEDE (Associação Brasileira de Medicina de Emergência), a medicina de emergência procura diminuir a mortalidade em pacientes que precisam e um atendimento sem agendamento prévio, que possua uma doença ou lesão grave. O médico especializado em urgência e emergência é conhecido como médico emergencista.

O profissional da área consegue reconhecer previamente a gravidade das lesões, saber se oferece risco a vida ou não, e aplicar o tratamento correto imediatamente. De acordo com a ABRAMEDE o emergencista deve ter conhecimentos e habilidades para manejar as vias aéreas, organizar e realizar transporte correto do paciente, aplicar sedativos e ter o domínio das drogas corretas entre outras funções.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93