07/03/2008
O Patologista Clínico
A Patologia Clínica é uma especialidade médica cada vez mais ampla e complexa, que conta com a colaboração crescente de diferentes profissionais da área de laboratório de análises (farmacêuticos e bioquímicos, biomédicos, biólogos, químicos, entre outros).
Também chamada mais recentemente de Medicina Laboratorial, esta especialidade pode ser definida como a área médica que conduz e interpreta testes laboratoriais aplicando técnicas químicas, físicas, físico-químicas, biológicas e morfológicas em pacientes, ou mais freqüentemente em materiais biológicos retirados de pacientes, tendo como objetivos principais diagnosticar ou afastar doenças, estabelecer o estágio de uma doença, colaborar para a indicação de prognóstico, acompanhar as repercussões da terapêutica ou verificar a presença de fatores de risco para agravos à saúde humana.
Compõem o quadro de subespecialidades desta área médica os seguintes campos diagnósticos e de pesquisa: citologia, hematologia, bioquímica, genética, imunologia, sorologia, endocrinologia, dosagem de fármacos, marcadores tumorais,radioensaios, informática, líquido cefalorraquidiano, micologia, parasitologia,bacteriologia, virologia, enzimologia, laboratório forense, biologia molecular, gestão e administração laboratorial. Por esta lista, dá para perceber que a atividade do laboratório médico é bastante variada, incluindo técnicas de análise manual e automatizada, que utilizam
O Patologista Clínico desempenha um papel voltado tanto para a relação
equivalem a laudos diagnósticos e é preciso verificar sua consistência antes de fazer a
uma conduta pelo médico que os solicitou.Para se tornar um especialista
Durante este estágio clínico, o médico irá aprofundar seu conhecimento e sua prática especialmente em emergências (pronto-socorro e terapia intensiva) e em enfermaria de especialidades clínicas. O período de treinamento na Residência de Patologia Clínica inclui estágios nos laboratórios de bioquímica clínica, hematologia diagnóstica e banco de sangue, parasitologia, bacteriologia, micologia, imunologia e sorologia, endocrinologia, líquor, laboratório de urgência, e também nos setores de coleta especializada de amostras fluidos orgânicos para as análises nestes laboratórios.
É muito comum que o Patologista Clínico, depois deste treinamento em
grande centros urbanos onde há demanda para superespecialistas.
Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (http://www.sbpc.org.br ) .
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93