Útero e vagina

A vagina é o órgão feminino da cópula
A vagina é o órgão feminino da cópula

Medicina

13/03/2013

O útero é um órgão ímpar situado na pelve entre bexiga e reto. Tem a forma de uma pera invertida. Aloja o embrião do desenvolvimento ao nascimento. Envolvido pelo ligamento largo do útero.

Nele se diferenciam em quatro partes, o fundo, corpo, istmo e cérvix ou colo. O corpo é a porção principal do útero e comunica de cada lado com as tubas uterinas. O fundo é a porção acima do corpo. O istmo é uma região curta, estreita e inferior ao corpo.

O colo ou cérvix é a continuação do istmo, que se projeta na vagina e com esta se comunica pelo óstio do útero.

É importante saber que o útero varia de forma, posição, tamanho e estrutura.

Esta variação vai depender da idade, da plenitude ou vacuidade da bexiga, do reto e da gestação.

O útero apresenta três camadas, endométrio, miométrio e o perimétrio. O endométrio é a camada mais interna, mucosa que, sofre modificações durante a menstruação e gravidez.

O miométrio é a camada média ou muscular, constituída de fibras musculares lisas na maior parte da parede. E por último o perimétrio, uma camada serosa e mais externa representada pelo peritônio.

Você sabia? Que mensalmente o endométrio se prepara para receber o óvulo fecundado.

Assim, ele aumenta o volume com formação de várias redes capilares, mas se não ocorrendo à fecundação o endométrio que se preparou sofre descamação.

Esta descamação é hemorrágica e com consequente eliminação sanguínea através da vagina e vulva, fenômeno denominado de menstruação.

A vagina é o órgão feminino da cópula. O termo vem do latim e significa baínha por analogia funcional, pois atua como uma bainha ao ser penetrada pelo pênis durante a cópula.

É um tubo fibromuscular cujas paredes normalmente se tocam ou colabam. Estende-se do útero (óstio do útero) ao vestíbulo da vagina (óstio da vagina) e encontra-se entre a bexiga e o reto.

A cavidade uterina e a vaginal constituem o canal do parto, por onde passa o feto no momento do nascimento (parto). 

Assim, a vagina além se ser órgão da cópula, ela também dá passagem ao feto no momento do parto e mensalmente a menstruação.

Nas virgens, o óstio da vagina é fechado parcialmente pelo hímen, membrana de tecido conjuntivo.

O hímen é variável em forma e tamanho e após a sua dilatação ou ruptura restam pequenos estruturas em sua margem, denominadas carúnculas himenais.

Você sabia? Que o hímen por apresentar membrana de pequena espessura e de pouca vascularização, com o seu rompimento durante a cópula pode não ser doloroso e nem provocar profundas hemorragias.

O que acontece é uma sensação de desconforto nas primeiras relações sexuais, devido aos músculos e outras estruturas vizinhas do óstio vaginal, por não terem sofrido um necessário relaxamento.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93