É importante deixar bem claro que, o tórax é a parte mais superior do tronco e é responsável por abrigar alguns órgãos muito importantes para a respiração, como os pulmões e para a circulação como o coração.
O tórax é constituído pelo osso esterno, anterior e mediano, pelas vertebras torácicas dorsalmente e pelas costelas com suas cartilagens costais na porção posterior, lateral e também anterior do tórax.
Junturas do tórax
As junturas do tórax são constituídas pelas uniões entre as costelas e as vertebras, pela união entre as costelas e as cartilagens costais, pela união entre o osso esterno e as cartilagens costais, também entre as partes do esterno e entre as cartilagens costais..
A primeira articulação que iremos estudar é a costovertebral. Esta união é do tipo sinovial plana e se dá entre as costelas e vértebras, apresenta movimento bastante reduzido de deslizamento.
Elas se articulam em dois locais, um entre a cabeça da costela e o corpo vertebral (na fóvea costal superior e inferior) e o outro entre o tubérculo da costela e o processo transversal (fóvea costal).
Para manter a primeira articulação unida existe o ligamento radiado da cabeça da costela que reforça a capsula articular anteriormente. Já na segunda articulação existe o ligamento acessório costotransversal.
Já a articulação costocondral ocorre entre as costelas e as cartilagens costais e é constituída de cartilaginosa hialina, sendo classificada em sincondrose. Esta juntura apresenta pouco ou nenhum movimento.
A articulação esternocondral ocorre entre o osso esterno e a cartilagem costal, sendo constituída de cartilaginosa hialina (apenas na 1ª costela) e classificada em sincondrose.
Já da 2ª a 7ª costelas a articulação é classificada em sinovial planas apresentando movimento de deslizamento durante a respiração. E para reforçar a articulação sinovial existe o ligamento esternocostal.
A articulação intercondral (5ª a 9ª cartilagem costal) encontra-se entre as cartilagens costais superiores e as cartilagens costais inferiores. É uma juntura do tipo sinovial plana com presença de ligamentos acessórios intercondrais. Esta juntura possui movimento pequeno de deslizamento.
E por último a articulação do esterno. Esta é constituída por duas junturas, a manúbrioesternal, entre o manúbrio e o corpo do esterno, e a xifoesternal, entre o processo xifoide e o corpo do esterno.
Ambas as articulações do esterno são de cartilagem hialina, classificadas em sincondrose e apresentam pequenos movimentos de deslizamentos.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93