Por ano, são mais de mais de 6.2 milhões de novas infecções
Medicina
19/02/2013
Verrugas Anogenitais
A infecção genital pode permanecer latente, sem manifestação clínica ou manifestarem-se como verrugas ou condilomas na vulva, meato uretral, pênis, períneo, ânus, colo uterino e vagina. O condiloma acuminado compreende múltiplas lesões granulares e verrucosas, da cor da pele, acinzentadas, vermelhas ou hiperpigmentadas. As lesões grandes têm o aspecto de uma couve-flor e as pequenas têm a forma de pápulas, placa ou filiforme. Os HPVs que infectam o trato genital são classificados de acordo com a capacidade de induzir alterações malignas, em HPVs de baixo risco e HPVs de alto risco. Em mais de 90% dos cânceres cervicais, o DNA do HPV estava presente, principalmente os tipos 16 e 18.
Epidemiologia
O papilomavirus humano é transmitido por contato sexual e é a infecção sexual mais comum de caráter viral com o surgimento de mais de 6.2 milhões de novas infecções a cada ano. A incidência de HPV aumenta dramaticamente com o número de parceiros sexuais. Os papilomavirus humanos genitais estão globalmente disseminados, com taxas cumulativas de infecção de aproximadamente 60% em muitas populações de mulheres jovens. A infecção pelo HPV é transiente em muitos casos, porém infecções persistem por muitos anos carreando alto risco de câncer cervical. A prevalência diminui com a idade, enquanto que a alta incidência pode ser detectada entre 20 e 35 anos de idade durante o período sexual mais ativo da vida.
Cerca de 75% de americanos sexualmente ativos serão infectados pelo HPV em algum momento de sua vida: 74% das infecções ocorrem em indivíduos entre 15 a 24 anos e a alta incidência é encontrada em mulheres jovens, com menos de 25 anos (Cox, 2006). A infecção por HPV em particular está associada com significante morbidade e altos custos de cuidados médicos, com cerca de três bilhões de dólares gastos em apenas um ano (Giuliano, 2007). Depois do câncer de mama, o câncer cervical é o que mais mata no mundo. Aproximadamente 35.000 mulheres morrem anualmente, nos EUA e na Europa, pela ausência de programas de triagem pelo Papanicolaou. No mundo, 232.000 mulheres morrem anualmente de câncer cervical. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estudos epidemiológicos sugerem que a prevalência mundial de HPV está em torno de 630 milhões de pessoas infectadas, com incidência de 470.000 casos de câncer cervical anualmente.
Diagnóstico Laboratorial
O diagnóstico da infecção pelo HPV é clínico, realizado a olho nu pela visualização das verrugas. Os métodos de diagnóstico laboratorial foram desenvolvidos, principalmente, para a infecção anogenital. Testes não-específicos podem mostrar a presença de alterações celulares sugestivas de infecção por HPV. Porém, a infecção pode ocorrer sem alteração nas células, sendo importante a correlação de testes específicos com os não-específicos. Os testes inespecíficos importantes para o diagnóstico de infecção por este vírus são a colposcopia, citopatologia e histopatologia, e entre os específicos, podemos citar microscopia eletrônica, imunocitoquímica e detecção do ácido nucleico viral.
Verrugas Cutâneas
As verrugas comuns são observadas geralmente em regiões sujeitas à abrasão, como as mãos e os joelhos. Geralmente, são verrugas múltiplas, bem delimitadas, com superfície rugosa e hiperceratinizadas, com tamanho que varia de 1mm a 1cm de diâmetro. Os tipos de HPV envolvidos nessa lesão geralmente são os tipos 2 e 4.
As verrugas plantares geralmente são lesões únicas, com 2mm a 1cm de diâmetro, dolorosas, encontradas no calcanhar e na sola dos pés. Há também as verrugas planas que têm como principal agente etiológico os HPVs do tipo 3 e 10, onde são encontradas, principalmente, nas mãos, braços e faces de crianças e adolescentes.
Esta é a manifestação mais importante da infecção na laringe por HPV. Caracteriza-se pela presença de lesões epiteliais de aspecto verrucoso, únicas ou múltiplas, mas geralmente recorrentes. Apresenta grande morbidade, ocasionando casos de disfonia e dispneia progressivas, podendo causar também insuficiência respiratória por obstrução das vias aéreas e até mesmo morte. As lesões podem atingir boca, nariz, faringe, esôfago e toda a árvore traqueobrônquica. Os tipos de HPV mais comuns encontrados são o 6 e 11, porém já foram encontrados os tipos 16 e 18, estes últimos com alto grau de malignidade.
Infecção Oral
A infecção pode ser assintomática ou associada a lesões únicas em qualquer parte da cavidade oral. O papiloma oral é causado pelos tipos 6, 11 e 16.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93