Características gerais e composição do sangue

A movimentação do sangue é regular e unidirecional
A movimentação do sangue é regular e unidirecional

Medicina

01/02/2013

O sangue, contido em um compartimento fechado denominado sistema circulatório, é um tecido circulante especializado, composto de células suspensas em uma substância intercelular líquida.

Este tecido apresenta um contraste em relação aos outros tecidos, uma vez que as células não mantêm qualquer relacionamento espacial permanente uma com as outras, mas movimentam-se continuamente de um local para outro.

A movimentação do sangue é regular e unidirecional, e se deve às contrações rítmicas do coração. Em geral, o volume total de sangue para a maioria dos mamíferos é de aproximadamente 7 a 8% do peso corporal total.

Quando se realiza a punção venosa do sangue, e este é tratado com substâncias anticoagulantes, como a heparina, e é centrifugado, podem ser identificadas várias camadas, que representam a heterogeneidade de sua constituição. Este tipo de análise, realizado em tubos de ensaio padronizados, recebe o nome de hematócrito. Este exame indica que as hemácias sanguíneas ocupam 35-45% do volume do sangue nas mulheres e 40-50% nos homens.

O sangue, como tecido circulante, desempenha, sobretudo, a função de transportador. Deste modo, suas funções podem assim ser relatadas:

a) transporte de oxigênio e alimentos. Dos quais necessitam as células do organismo;

b) transporte dos excretas celulares para os devidos locais de metabolização;

c) estabelecimento de relações entre as várias partes do organismo, distribuindo por elas os produtos das glândulas de secreção interna;

d) auxílio no equilíbrio da temperatura, e do conteúdo de água do organismo;

e) contribuição para a defesa do organismo.

O sangue se apresenta viscoso, pouco mais denso que a água (1,060), sabor salgado, odor sui generis (típico e peculiar de seu gênero), pH levemente alcalino (7,35 a 7,45) e de coloração vermelho vivo (arterial) a vermelho escuro (venoso).

A estrutura das células sanguíneas pode ser estudada por diversos métodos, porém o mais comum é o esfregaço de sangue seco corado. É obtido espalhando-se uma gota de sangue fresco na superfície de uma lâmina.

O esfregaço é, então, secado ao ar e corado com um corante do tipo Romanowsky modificado – são corantes policromáticos, pois representam uma mistura de azul de metileno e eosina – sendo que o corante de Wright é o mais comum, sendo que outros como, o de Leishman e Giemsa também são amplamente utilizados.

Conforme já foi mencionado acima, o sangue é composto de células e uma substância intercelular líquida. A parte líquida é denominada plasma sanguíneo, e representa de 45 a 65% do volume total do sangue. As células também são denominadas elementos figurados, e representam 35 a 55% do volume sanguíneo total, e incluem diferentes tipos celulares.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93