Plasma

Contém componentes de pequeno e grande peso molecular
Contém componentes de pequeno e grande peso molecular

Medicina

31/01/2013

O plasma é uma solução aquosa a qual se apresenta em equilíbrio (através das paredes dos capilares) com o líquido intersticial dos tecidos, e que contém componentes de pequeno e grande peso molecular, que correspondem a 10% do seu volume. Destes 10%, as proteínas plasmáticas correspondem a 7%, os sais inorgânicos a 0,9%, sendo o restante formado por compostos orgânicos diversos, tais como aminoácidos, vitaminas, hormônios e lipídeos.

Como os elementos de baixo peso molecular do plasma estão em equilíbrio com o líquido intersticial dos tecidos, o plasma é um bom indicador da constituição do líquido extracelular.

Entre as proteínas do plasma, encontramos a albumina – a mais abundante e fundamental na manutenção da pressão osmótica do sangue -, as alfa, beta e gamaglobulinas (imunoglobulinas) e o fibrinogênio, necessário para a formação da fibrina. As alfa e betaglobulinas atuam como transportadores de substâncias insolúveis ou pouco solúveis em água, como os lipídeos.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93