Médico Oncologista

O oncologista deve estar sempre presente
O oncologista deve estar sempre presente

Medicina

11/01/2013

A presença de um médico com habilitação em Oncologia Clínica (reconhecido pelo MEC e/ou Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – SBOC) é obrigatória, por lei, durante o funcionamento da central de quimioterapia.


Ele é responsável por:

- avaliar o paciente;

- prescrição dos medicamentos para o tratamento quimioterápico;

- acompanhamento clínico e evolução;

- atendimento a eventuais intercorrências durante a administração de antineoplásicos;

- elaboração de protocolos;

- no caso de atender crianças e adolescentes deverá ter um médico com especialidade em Oncologia Pediátrica (título de especialista pela Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica – SOBOPE);

- serviços que atendem pacientes com doenças hemolinfopoiéticas devem ter um responsável com especialidade em hematologia.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93