A Arte Na Execuções De Exames Radiográficos

Medicina

27/12/2012

Este é o último artigo que estarei apresentando neste ano de 2012 e por isso pensei em fazer algo para tentar mostrar a beleza que uma radiografia convencional pode demonstrar, pois temos que sempre lembrar, uma ótima radiografia tem que mostrar contraste e nitidez radiográfica.

Como é de saber, fazer uma radiografia é simples, basta que se possa visualizar uma imagem e temos uma radiografia, não importa se boa ou ruim. Hoje quando uma radiografia é feita o técnico de raios-x, simplesmente executa o pedido médico, fazendo as imagens de forma somente necessária. Já foi o tempo onde o técnico de raios-x ao executar os pedidos médicos de exames, procuravam fazer e mostrar como uma arte a radiografia.

A maioria de exames hoje quase não são executados devido à tomografia computadorizada que substitui as radiografias convencionais. Os acessórios antigamente usados já não constam nem mesmo na sala de exame, como o cone de extensão com 12cm. de diâmetro, cone fino localizador com 6cm. de diâmetro , goniômetros(transferidor de ângulos)e espessômetros ( régua para medidas). Mas, belo tempo quando ao pegar uma anamnese tinha lá um pedido de radiografias como; uma sela túrcica (turca: porque turca? a imagem apresentada tem a forma de uma sela de cavalo usada pelos turcos ) a radiografia era executada com o uso de um cone extensor de 8 - 10 cm de diâmetro e destacava bastante a sela túrcica ; exames das mastoides e rochedos, onde se fazia 9 - 12 tomadas num filme 30 x 40 com divisão por placas de chumbo e se destacava o ouvido interno ; articulação temporomandibular, onde se colocava uma série de 6 tomadas em um filme de 24 x 30,com divisão por placa e cone cilíndrico de 6 cm., onde se observava a instabilidade da mandíbula ; no exame de colangeografía, onde se mostrava a vesícula biliar radiografada com o cone de extensão com 6 posições em um filme 30 x 40 para que aumentasse o contraste e visualização mais detalhada; exame de urografia, com uma série de seis tomadas, mostrando o sistema pielocalicial em um filme de 30 x 40, para uma melhor visualização, ou até mesmo uma radiografia do tornozelo ou uma axial do escafoide (túnel do carpo) era usado o cone extensor.

Enfim era uma forma de se mostrar em uma radiografia só, o exame mais completo e nítido fazendo uso de acessórios. Para tal era necessário em primeiro lugar o amor à profissão que era executada com arte mas bastante recompensada pela beleza das radiografias apresentada. Quem trabalhou ou acompanhou um dos mestres da radiografia brasileira, editor de uma dos melhores livros de posicionamento, o meu sempre amigo JORGE NASCIMENTO, sabe como isso ainda é possível e viável de execução, necessitando para isso uma boa vontade, carinho e dedicação. Como não é possível colocar as imagens neste texto, os exemplos vão junto à foto de abertura do artigo. Mac Antônio Camargo Silva.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Mac Antonio Camargo Silva

por Mac Antonio Camargo Silva

Técnico em eletrônica, Técnico em eletromedicina, Técnico em radiologia geral, Gestor em Administração e Informatica, proprietário de uma Firma de aparelhos Eletro-médicos e Raios-x, professor de Radiologia em escola técnica .

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93