Todos os dias pessoas são vítimas de negligências hospitalares
Medicina
04/12/2012
Quanto tempo será preciso para uma faculdade formar um excelente profissional da medicina que chamamos de médico?
Acreditamos que dependendo da especialização, cada faculdade demore em média de cinco a seis anos para entregar uma turma de novos doutores da saúde à população.
Qual é o juramento que todos os médicos fazem?
Eles fazem o juramento de manter o mais alto respeito pela vida humana, desde a sua concepção.
Atualmente aqui no Brasil, quantos médicos de todas as especialidades estão cumprindo o que juraram fazer?
A grande maioria desses profissionais formados recentemente e até mesmo os mais antigos, realmente cumprem maravilhosamente os seus juramentos, esforçando-se para atender os pacientes sob quaisquer condições, prestando toda a assistência possível aos mesmos e dedicando-se a cortar o mal dos problemas diagnosticados pelas raízes.
Outros, infelizmente, sem motivos justificáveis, estão negligenciando a saúde de terceiros, fazendo questão de atendê-los muito mal ou nem atendê-los, causando pioras em seus estados e até mesmo, levando alguns a óbitos.
Quantos desses negligenciadores que se dizem médicos juramentados, já foram presos exemplarmente depois de seus crimes de omissão de socorro a pacientes que ficaram jogados à própria sorte?
Simplesmente, nenhum!
E não existem motivos justificáveis para tais atitudes! Nenhum paciente forçou essas pessoas a ingressarem nas faculdades de medicina para se formarem em uma linda e invejável profissão que jamais honrariam. Nenhum paciente tem o direito de padecer ou morrer em mãos tão sujas.
Todos os dias pessoas são vítimas de negligências, principalmente nos hospitais e pronto socorros da rede pública, que as esquecem esperando por atendimentos que quase sempre demoram ou não chegam em tempo. Este ano, mais de cinco grávidas tiveram seus bebês dentro de banheiros ou nos corredores das maternidades por pura negligência de atendimento médico.
O estimado e competente INSS vive chorando e reclamando da falta de verbas para investir na melhoria da saúde pública, porque não sabe onde vai parar bilhões de reais que arrecada todos os anos metendo as mãos em 11% dos nossos salários, férias, horas-extras, 13º salários e demais indenizações que venhamos a ter direito por esforço próprio.
Este órgão do Governo é o maior cúmplice de todos os médicos negligentes, por saber de todas as atrocidades que ocorrem na esfera da saúde pública e ficar apenas de braços cruzados.
Enquanto isso, todos os demais profissionais que realmente fazem valer os seus títulos de médicos, são obrigados a envergonharem-se todos os dias pelas centenas de notícias que recebem sobre negligência de seus pares.
E mais uma vez, ninguém do INSS ou do Governo toma atitudes para proteger a população desse grande mal do século que atormenta o nosso país.
Tais atitudes tão passivas e, explicitamente cordatas do Governo, demonstram até ao mais humilde e analfabeto cidadão, que o mesmo não está nenhum pouco interessado em mudar este quadro.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Frankc José de Andrade Medeiros
Idade: 48 anos
Profissão: líder de produção atualmente desempregado e corretor de imóveis.
Qualidades: pontualidade, assiduidade, comprometimento com a qualidade e com o serviço.
Defeito: ser sincero demais
Hobby: Escrever poesias com temas diversos
Sonho: Terminar a faculdade editar o meu acervo de poesias e um livro intitulado Menores Abandonados
Escolaridade: 2º ano de Administração de empres
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93