CERATO (CERATOSTIGMA WILLMOTTIANA)
Não é uma planta silvestre inglesa, é um arbusto do Tibete, cultivada em jardins internos, mede cerca de 60 cm, suas flores desabrocham em pequenos buquês, de agosto até outubro. A essência floral é preparada pelo método solar.
A virtude de cerato é a capacidade de decidir-se confiando na voz interior, na intuição.
A sabedoria de alguém do tipo cerato estabelece uma ponte entre a personalidade e o Eu Superior no momento de fazer escolhas e tomar decisões. É a possibilidade de dirigirmos nossas vidas com liberdade, decisão e segurança.
Sintomas devidos ao bloqueio de energia
No estado negativo de cerato, encontramos pessoas com grande conhecimento, intuitivas, com opiniões próprias definidas e que, no entanto, duvidam do próprio potencial. São capazes de errar por seguir conselhos alheios em detrimento do seu julgamento próprio e acertado. Fazem perguntas o tempo todo, solicitam demais o conselho alheio, colecionam informações e experiências de vida dos outros; mesmo pedindo conselhos, demoram muito para decidir. Sempre querem saber o que os outros fariam, nesta ou naquela situação.
Alguma coisa que sabem intuitivamente estar certa não pode ser posta em prática com convicção. Sobrevém um conflito inconsciente, sugerindo dúvidas quanto à correção das próprias decisões.
Características que chamam atenção
• Tem sede excessiva de informações, os conhecimentos são acumulados, mas não usados;
• Sua insegurança permite a si mesmo ser desencaminhado, contra a própria maneira de pensar e para sua desvantagem;
• Precisa da aprovação alheia;
• Suas opiniões são incertas, mutáveis, vacilantes – sempre pensam que a última sugestão ouvida é a mais acertada;
• Tendência a imitar atitudes alheias, é a “Maria vai com as outras”.
Transformação Potencial Posterior
• Intuitivo e curioso, ávido por aprender, é capaz de organizar as informações e utilizá-las;
• Boa coordenação do pensamento abstrato com o concreto;
• Aceita a orientação da “voz interior”, confia em si e defende as próprias decisões.
Afirmações
“Eu aprendo a escutar e a confiar em meu saber interior”.
“Eu encontro a confiança para seguir o que é certo para mim”.
“Minhas ações são um facho de luz para os outros”. (KAMINSKI e KATZ, 1991)
Caso Clínico
“Mulher, 55 anos, solteira. Era uma pessoa constantemente acometida por algum incômodo. Ora um resfriado, ora uma indigestão, uma dor de cabeça ou uma dor reumática; o importante é que ela raramente estava totalmente bem. Embora fosse bastante capaz de tomar decisões, não conseguia confiar nelas. No âmbito da saúde, isso a levava a pular de um tratamento para outro, sendo que nenhum se mostrava de grande ajuda. Era uma mulher talentosa, capaz de desempenhar bem o seu trabalho, e consciente disso. Pessoa de muitos interesses, ela continuamente se equivocava, pois em vez de apoiar-se em seu bom julgamento, constantemente buscava conselhos. Ao procurar-nos para tratamento, estava muito desencorajada e deprimida. Prescreveu-se Cerato, o remédio básico, junto com Gentian, para a falta de coragem. Foi tratada por um longo período. Os sintomas físicos responderam prontamente aos remédios, custando-lhe, porém, dois anos inteiros para sentir-se finalmente apta a dirigir a própria vida e apoiar-se em sua boa capacidade de julgamento. (CHANCELLOR, 1995).”
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93