Tecido Hematopoiético e Doenças Relacionadas

Células do Tecido Hematopoiético
Células do Tecido Hematopoiético

Medicina

12/10/2012

Constituição do Tecido Hematopoiético
Para entendermos melhor as doenças que acometem o tecido hematopoiético precisamos conhecer e definir o sangue. O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo, que é constituído em uma pessoa normal cerca de 45% do volume são células, (a maioria de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas).

O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões, ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares. Este movimento circulatório do sangue ocorre devido à atividade coordenada do coração, pulmões e das paredes dos vasos sanguíneos.

O sangue transporta ainda muitos sais e substâncias orgânicas dissolvidas. No interior de muitos ossos, há cavidades preenchidas por um tecido macio, a medula óssea vermelha, onde são produzidas as células do sangue, hemácias, leucócitos e plaquetas.

Plaquetas
As plaquetas são pequenas massas protoplásticas anucleares, que aderem à superfície interna da parede dos vasos sanguíneos no lugar de uma lesão e fecham o defeito da parede vascular, tem cerca de 200.000 a 300.000 plaquetas, denominadas trombócitos do sangue.

Glóbulos Brancos
Temos em nosso sangue de 5.000 a 10.000 corpúsculos ou glóbulos brancos (células brancas do sangue), que recebem o nome de leucócitos. Os glóbulos brancos são classificados de vários tipos.

Neutrófilos
Fagocitam e destroem bactérias.

Eosinófilos
Aumentam seu número e se ativam na presença de certas infecções e alergias.

Basófilos - Que segregam substâncias como a heparina, de propriedades anticoagulantes e a histamina;
Linfócitos - Que desempenham um papel importante na produção de anticorpos e na imunidade celular;
Monócitos - Que digerem substâncias estranhas não bacterianas.

Algumas Doenças Relacionadas
As doenças do sangue resultam em mudanças anormais na sua composição, como redução anômala do conteúdo de hemoglobina ou do número de glóbulos vermelhos que é conhecida como anemia. A formação de hemoglobina anômala é característica da anemia falciforme e da talassemia.

A leucemia é acompanhada por uma proliferação desordenada de leucócitos. A deficiência dos fatores necessários à coagulação do sangue provoca hemorragias. Diversas doenças hemorrágicas, como a hemofilia são hereditárias.

Anemia
A palavra que do grego significa "privação de sangue", é caracterizada por uma diminuição da quantidade total do número de glóbulos vermelhos ou de hemoglobina do sangue, a concentração de hemoglobina inferior a 0,13 g/mg no homem e a 0,12 g/ml na mulher, caracteriza a anemia.

Hemoglobina
A hemoglobina é constituída por um pigmento vermelho chamado heme, que dá a cor vermelha característica do sangue. É um pigmento especial predominante no sangue, cuja função é transportar oxigênio; transporta oxigênio dos pulmões até os tecidos do corpo, depois inverte sua função e recolhe o dióxido de carbono, transportando-o até os pulmões para ser expirado.

A deficiência de hemoglobina provoca a anemia, as alterações em sua estrutura podem causar a anemia falciforme. A anemia falciforme é um processo hereditário em que a hemoglobina apresenta-se alterada, conhecida também como anemia depranocítica, é causada pela existência de hemoglobina anômala ou hemoglobina S, que muda de forma quando a quantidade de oxigênio no sangue se reduz por qualquer motivo. As hemácias que contém a hemoglobina também mudam, adotando a forma de foice (falciforme).

Outros Tipos de Anemia
Pode-se verificar a anemia em diversos casos patológicos: hemólise, doenças malignas, saturnismo (intoxicação por chumbo), talassemia, hemorragia, deficiência de vitamina B12, deficiência de ferro e afecções inflamatórias crônicas.

Entre as anemias a mais comum é a anemia ferropênica ou ferropriva, provocada por um déficit de ferro, elemento essencial para a fabricação de glóbulos vermelhos. Já a anemia perniciosa é causada pela deficiência de vitamina B12, fundamental para a produção de hemácias.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Raul Juarez Ferreira

por Raul Juarez Ferreira

Biomedico- Supervisor de Estágio do Curso de Biomedicina das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu - UNIGUAÇU Especialista em Bioengenharia - Universidade Estadual do Parana; Especializando em Medicina Tradicional Chinesa - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC. Biologo - Universidade Estadual do Parana;

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93