Ética no Tratamento

Ter a postura ética diante dos aspectos emocionais do paciente
Ter a postura ética diante dos aspectos emocionais do paciente

Medicina

26/09/2012

O cotidiano dos pacientes com doença renal crônica exige uma rotina de tratamento que altera grandemente o modo de vida dos pacientes. Nesse sentido é importante que todos que trabalhem com essa clientela, tenha o conhecimento técnico especializado necessário, mas possua também a sensibilidade para entender o modo de vida e o modo de enfrentar a vida destes pacientes e, ainda, tenha a postura ética diante dos aspectos emocionais do paciente.



Essa conduta é necessária, já que, por vezes, por estar cansado da rotina empregada pelo tratamento, principalmente a hemodiálise por limitar as atividades pela necessidade de ir à clínica de 3 a 4 vezes na semana. Quando estes pacientes apresentam atitudes de rebeldia e desejam não realizar procedimentos ou sessões, cabe a equipe, informar-lhes dos riscos que a não realização de tal processo implica à vida deles, na tentativa de orientá-los sobre a importância do tratamento para a manutenção da sua vida, respeitando assim a sua autonomia.



Postura Profissional
A postura da equipe frente ao paciente crônico que realiza terapia de substituição renal deve ser uma postura amistosa, respeitosa e, acima de tudo, que atenda os mais diversos campos da vida do paciente e não só as necessidades físicas e biológicas.



O seguimento de normas criadas pela instituição, a aplicação correta de técnicas e procedimentos realizados, além da adoção e uso correto de técnicas e equipamentos que visam proteger o profissional e o paciente (equipamento de proteção individual), são condutas a serem observadas sempre pelo profissional.



Relacionamento Com os Pacientes
O cotidiano crônico de saúde, o constante contato entre paciente e profissional leva a um grau de intimidade relativamente grande tornando profissionais e pacientes próximos um do outro. Essa proximidade permite que o paciente, muitas vezes para se sentir melhor, se abra com, o profissional, contando para ele questões pessoais e muitas vezes ouvindo do profissional tais particularidades também.



Essa relação de proximidade já foi discutida diversas vezes no meio acadêmico e, de modo geral, sempre apontam efeitos positivos na relação paciente-equipe, porém, é necessário estar atento para respeitar os limites dessa relação não divulgando e abrindo para discussão entre outros pacientes e membros da equipe um problema ou confissão trazidos por um paciente em conversa pessoal. É importante estar atento para ouvir e captar os problemas, realizando a análise entre o que foi dito e seus reflexos na vida do paciente, principalmente se for possível notar nele desânimo quanto ao tratamento ou a espera pelo transplante.



Relacionamento Com a Equipe
É essencial ter em mente que no serviço de nefrologia é muito importante a atuação da equipe interdisciplinar e multiprofissional para a garantia de um cuidado sistêmico ao paciente. O bom relacionamento entre a equipe só visa oferecer aos pacientes sob seus cuidados uma oferta de assistência de qualidade e de respeito à vida.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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