Paciente com Implantes e Corpos Estranhos Metálicos

Estudos foram realizados para analisar os riscos do processo
Estudos foram realizados para analisar os riscos do processo

Medicina

09/08/2012

Devido à possibilidade de movimento ou deslocamento, imagens de RM são contra-indicadas em pacientes que possuem implantes, materiais ou corpos estranhos ferromagnéticos.

Outros problemas que podem ser encontrados ao se examinar estes pacientes incluem indução de corrente elétrica no objeto, aquecimento excessivo do objeto e interpretação errada de um artefato produzido pela presença do objeto.

Entretanto, estes últimos riscos possíveis são ou raramente encontrados ou insignificantes em comparação com a possibilidade de movimento ou deslocamento de um implante ou corpo estranho ferromagnético causado pelos campos magnéticos do sistema de RM.

Inúmeras investigações avaliaram as qualidades ferromagnéticas de vários implantes, materiais ou corpos estranhos metálicos medindo-se as forças de deflexão ou movimentos associados aos campos magnéticos estáticos usados por "scanners" de RM.

Estes estudos foram realizados para determinar o risco relativo de produzir imagens de RM em um paciente com objeto metálico em relação a se a atração magnética foi ou não suficientemente forte para produzir movimento ou deslocamento.

Vários fatores devem ser considerados quando se avalia o risco relativo de realizar um procedimento de RM em pacientes com implante, material, dispositivos ou corpo estranho ferromagnético.

Incluem a intensidade dos campos magnéticos estáticos e de gradiente, o grau relativo de ferromagnetismo do objeto, a massa e a geometria do objeto, a localização e a orientação do objeto in situ e o tempo em que o objeto permaneceu no local.

Todos devem ser considerados antes de permitir que pacientes com objetos ferromagnéticos entrem no ambiente eletromagnético do sistema RM.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93