09/08/2012
As investigações realizadas especificamente para estudar os possíveis bioefeitos das imagens de RM, demonstraram que foi predominante negativo, sustentando a visão ampla de que não há riscos significativos à saúde, associados ao uso desta modalidade de imagem.
As experiências que fornecem resultados positivos identificaram possíveis respostas biológicas inespecíficas, determinaram alterações prejudiciais ou encontraram bioefeitos que exigem comprovação adicional.
Nestes estudos, os aspectos dosimétricos da exposição a campos eletromagnéticos estáticos, de gradiente ou de RF variaram e incluíram alguns que ultrapassaram as exposições clínicas, simularam-nas ou envolveram exposições crônicas de baixo nível. Em alguns casos, foram avaliados os efeitos de apenas um dos campos eletromagnéticos usados para RM.
Teoricamente, a combinação de campos eletromagnéticos estáticos, de gradiente e de RF pode produzir alguns bioefeitos incomuns ou imprevisíveis peculiares das imagens de RM. Frequentemente há efeitos "janela" em relação às alterações biológicas que ocorrem em resposta à radiação eletromagnética.
Os efeitos janela são alterações biológicas associadas a um espectro específico de radiação eletromagnética que não são observadas em níveis abaixo ou acima daquela faixa. Foram descritas janelas de intensidade do campo e de frequência.
Praticamente todas as experiências realizadas até hoje sobre efeitos biológicos da RM foram realizadas em janelas específicas e não se pode supor que os resultados sejam aplicados a todas as várias intensidades ou frequências de campo utilizadas nas imagens de RM clínica.
Vários sistemas biológicos também foram usados para esta experiência. Como mencionado eletromagnética aos tecidos biológicos é altamente dependente do tamanho do organismo ou do indivíduo, de fatores anatômicos, da duração da exposição, da sensibilidade dos tecidos envolvidos e de outras variáveis, estudos realizados em preparações laboratoriais não podem ser extrapolados ou diretamente aplicáveis a seres humanos nem ao uso clínico de RM.
Portanto, é aconselhável uma conduta cuidadosa para interpretação dos resultados destes estudos.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93