Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética

Medicina

30/04/2012

A Tomografia computadorizada apresenta alta precisão na configuração da massa tecidual e gordura corporal, principalmente na região abdominal.

Por meio da emissão de radiação identifica-se o tecido adiposo total e subcutâneo do tecido muscular.


MÉTODOS DUPLAMENTE INDIRETOS


São os métodos mais utilizados por apresentarem baixo custo, não serem invasivos e de fácil aplicabilidade, a Antropometria, por meio da utilização das circunferências corporais e dobras cutâneas e a Bioimpedância elétrica.

Apesar de serem menos precisos do que os métodos indiretos possuem erros de estimativa de composição corporal aceitáveis.

Circunferências Corporais


A distribuição da gordura corporal é considerada um indicador de risco à saúde, principalmente para considerar os riscos relacionados à obesidade A classificação do tipo de gordura corpórea é determinado de acordo com a sua distribuição, sendo elas do tipo androide e ginoide. Determina-se a distribuição corporal do tipo androide quando o tecido adiposo está concentrado na área abdominal. A classificação do tipo androide pode ser subdividida em gordura abdominal subcutânea e visceral. O acúmulo de gordura na região abdominal está relacionado ao aumento de risco de doenças cardiovasculares, principalmente pela gordura visceral (armazenada na cavidade abdominal ao redor dos principais órgãos) e alterações metabólicas como dislipidemias, diabetes tipo II, resistência à insulina e síndrome metabólica. A distribuição corpórea do tipo ginoide é determinada quando a concentração de tecido adiposo está localizada nos quadris, glúteos e coxas.

 

FIGURA 3 - OBESIDADE ANDROIDE E GINOIDE


 
FONTE: <www.adam.com>. Acesso em: 28 set. 2009.


Para avaliar o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas, utiliza-se o indicador razão cintura-quadril (RCQ).


Razão Cintura-Quadril


A razão cintura-quadril é o indicador mais utilizado para identificar o tipo de distribuição corpórea, sendo determinada pela seguinte equação:

RCQ = circunferência da cintura
            circunferência do quadril

TABELA 11 - RISCO DE DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS POR MEIO DA RAZÃO CINTURA-QUADRIL


A utilização da medida da cintura isolada é muito utilizada para avaliar melhor o tecido adiposo abdominal visceral quando comparado à razão cintura-quadril. Dessa forma, a medida da circunferência da cintura deve ser realizada com o indivíduo em pé utilizando uma fita métrica que deve circundar o paciente no ponto médio entre a última costela e a crista ilíaca (aproximadamente dois dedos acima do umbigo).

 
É importante ressaltar que pequenas diferenças na medida da cintura podem levar a interpretações errôneas, principalmente em obesos e idosos, por isso a técnica deve ser padronizada.

Os dados mostrados na tabela 11 são referentes à circunferência da cintura associados ao desenvolvimento de riscos relacionados à obesidade.

TABELA 12 - RISCO DE COMPLICAÇÕES ASSOCIADAS À OBESIDADE



Risco de complicações associadas à obesidade

Sexo

Elevado

Muito Elevado

Homens

≥ 94 cm

≥ 102 cm

Mulheres

≥ 80 cm

≥ 88 cm



Essa medida representa o somatório dos tecidos ósseo, muscular e gorduroso do braço.

Para iniciar a aferição da circunferência do braço, deve-se localizar o “ponto médio do braço”.

Técnica de aferição do ponto médio do braço:

O ponto médio do braço é obtido a partir da mensuração com uma fita métrica apropriada da distância do acrômio até o olécrano. O braço deve formar um ângulo de 90º e deve estar flexionado em direção ao tórax.

Após a localização do ponto médio, obtém a circunferência do braço.

O braço deve ficar estendido ao longo do corpo com a palma da mão voltada para a coxa. Com a fita métrica, contornar o ponto marcado, evitando a compressão da pele, de forma que a medida fique ajustada.

O valor obtido poderá ser interpretado pelos valores de referência do NHANES I (National Health and Nutrition Examination Survey) demonstrados na tabela de percentis (FRISANCHO, 1990) e por meio da adequação da CB, sendo determinada pela equação abaixo:


Adequação da CB (%) = CB obtida (cm) x 100
                                        CB percentil 50

 

O estado nutricional é classificado de acordo com a tabela 12.

TABELA 13 - ESTADO NUTRICIONAL SEGUNDO A CIRCUNFERÊNCIA DO BRAÇO




 

Desnutrição Grave

Desnutrição Moderada

Desnutrição Leve

Eutrofia

Sobrepeso

Obesidade

CCB

< 70%

70 a 80%

80 a 90%

90 a 110%

110 a 120%

>120%

 

Circunferência Muscular do Braço - CMB


Este parâmetro avalia a reserva de tecido muscular, no entanto, não corrige a área óssea. É obtida a partir dos valores da circunferência do braço e da prega cutânea tricipital por meio da equação:

CMB (cm) = CB (cm) - ∏ x [PCT (mm) / 10]

A adequação da CMB é realizada segundo fórmula abaixo e o estado nutricional classificado conforme tabela 13.

Adequação da CMB (%) = CMB obtida (cm) x 100
                                          CMB percentil 50

TABELA 14 - ESTADO NUTRICIONAL SEGUNDO A CIRCUNFERÊNCIA MUSCULAR DO BRAÇO.




Desnutrição Grave

Desnutrição Moderada

Desnutrição Leve

Eutrofia

CMB

< 70%

70 a 80%

80 a 90%

90%

Área Muscular do Braço corrigida – AMBc


Esse parâmetro avalia a reserva de tecido muscular corrigindo a área óssea, dessa forma, reflete adequadamente as mudanças do tecido muscular. É obtida por meio das fórmulas:

Homem: AMBc (cm2) = [CB (cm) – 3,14 x DCT mm) / 10 ] 2 - 10
                                                                4 x 3,14


Mulher: AMBc (cm2) = [CB (cm) – 3,14 x DCT (mm) ?10] 2  - 6,5
                                                               4 x 3,14

A classificação do estado nutricional é realizada com base nos valores de referência estabelecidos por Frisancho, conforme tabela 14.

TABELA 15 - ESTADO NUTRICIONAL SEGUNDO A ÁREA MUSCULAR DO BRAÇO CORRIGIDA



AMBc

Normal

Desnutrição Leve/Moderada

Desnutrição Grave

Percentil >15

Percentil entre 5 e 15

Percentil < 5

Circunferência do Braço (CB)


Risco de desenvolvimento de doenças

Homens

Mulheres

> 1

0,85

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93