Erros médicos

Erros médicos
Erros médicos

Medicina

27/04/2012

Há sempre muita polêmica quando se trata de erros médicos. Até que ponto o profissional responsável pela vida dos pacientes pode errar? Ou melhor, em que momento uma escolha é um erro ou apenas um resultado negativo de uma tentativa correta?

O corpo humano não é uma máquina, ele difere de todos os outros humanos e também muda com o tempo, em alguns momentos o médico apenas tem indicações do que deve ser feito para determinadas ocasiões, sem poder afirmar com 100% de certeza de que o resultado de uma intervenção cirúrgica, ou medicamentosa, por exemplo, vai resultar na cura ou será mais um erro médico para os anais da área.

Outro ponto importante é que nem sempre as pessoas que apontam algo como erro médico tem condições de avaliar o ocorrido de forma neutra e com conhecimento necessário da área, ou seja, julgam um erro médico sem a capacidade esperada para isso.

Mas, então para avaliar um erro médico é necessário a expertise de um médico para avaliar, neste ponto entra os questionamentos de corporativismo dos médicos, que nem sempre são severos ou pelo menos firmes com os seus colegas.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Redação Portal Educação

por Redação Portal Educação

Desde 2001 o Portal Educação trabalha para mudar a vida das pessoas, com base na eficiência, confiabilidade e agilidade de seus serviços. Para isso, constituiu ao longo da sua trajetória uma empresa sólida, que forma cidadãos em mais de diversas áreas do conhecimento, incluindo, cursos online, pós-graduação, idiomas e plano de carreira, com o melhor e mais premiado ensino a distância do mundo.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93