Curvas de Crescimento

Medicina

27/04/2012

As curvas de crescimento são elaboradas a partir de estudos com indivíduos considerados normais, em condições ambientais favoráveis ao crescimento e desenvolvimento. Representam padrões de crescimento de crianças normais, sendo o instrumento mais utilizado pelos profissionais de saúde para avaliar as condições de saúde da população infantil. Como referências podem ser utilizadas, as curvas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do National Center for Health Statistics (NCHS).

As curvas do NCHS (2000) foram construídas com base em amostras representativas da população americana. Todas as curvas do NCHS estão disponíveis em http://cdc.gov/GrowthCharts/ e são atualmente utilizadas por muitos profissionais da área da saúde, inclusive em serviços de referência no atendimento a crianças e adolescentes obesos. No entanto, as curvas não expressavam corretamente o crescimento de crianças amamentadas em aleitamento materno exclusivo, uma vez que os lactentes que fizeram parte da amostra combinavam alimentação com fórmulas e leite materno.

Ao contrário da referência NCHS/OMS, as novas curvas da OMS (2006) foram construídas com base em um estudo populacional realizado com crianças de até cinco anos de idade em cinco países: Brasil, Gana, Índia, Omã e Estados Unidos. Essa pesquisa foi denominada Estudo multicêntrico de referência do crescimento (MGRS). As crianças que participaram desse estudo recebiam aleitamento materno exclusivo e viviam em condições ambientais favoráveis, dessa forma, a OMS considera as novas curvas de crescimento mais adequadas para utilização e implementação. Publicadas em 2006, as curvas podem ser acessadas em www.who.int/childgrowth/en.

As curvas de crescimento da OMS são mais adequadas para avaliação de crianças, já que demonstram o crescimento quando condições necessárias estão presentes. Em estudo realizado por Silveira et al. (2009), observou-se diferenças importantes durante a avaliação de crianças nas duas curvas. São vários os estudos que afirmam que fatores ambientais são importantes para um crescimento e desenvolvimento saudável e partindo desse princípio, as novas curvas da OMS (2006) devem ser divulgadas e utilizadas por profissionais de saúde.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93