Osteopenia da prematuridade

Submineralização óssea desenvolve durante as primeiras semanas
Submineralização óssea desenvolve durante as primeiras semanas

Medicina

23/04/2012

Conceito: é a submineralização óssea que se desenvolve durante as primeiras semanas do período pós-natal, decorrente da deficiência de cálcio e fósforo.

Etiologia: ocorre predominantemente em RNs prematuros, pois 80% da aquisição intra-uterina de cálcio e fósforo ocorrem no terceiro trimestre da gestação, com pico entre 34 e 36 semanas de gestação. O rápido crescimento pós-natal desses recém-nascidos torna a oferta de minerais insuficientes para seu crescimento adequado.

Fatores de risco:
Idade gestacional < 32 semanas;
Demora na recuperação do peso de nascimento;
NPT uso prolongado;
Uso de diuréticos;
Infecções graves.

Clínica: na forma leve apresenta redução do crescimento e dificuldade em ganho de peso, já nos casos graves apresenta dor à manipulação e fraturas principalmente em escápulas, costelas e ossos longos.

Tratamento: administração suplementar de fosfato tricálcio.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93