Cientista britânico afirma que extrato de maconha pode tratar diabetes

Os pesquisadores conduzirão estudos pré-clínicos
Os pesquisadores conduzirão estudos pré-clínicos

Medicina Alternativa

26/06/2009

O cientista britânico Mike Cawthorne, responsável pelo desenvolvimento do Avandia, um dos medicamentos mais vendidos para a doença até 2007, afirma que extratos de maconha têm o potencial de servir de ingrediente para um fármaco contra o diabetes.

O profissional declarou que há 60 ou 70 extratos provenientes da maconha, sendo que apenas um deles, o THC, tem as propriedades psicoativas tradicionalmente associadas à planta.

Agora, os pesquisadores conduzirão estudos pré-clínicos para avaliar se esses extratos podem ser usados no tratamento do diabetes, e vão solicitar a licença para produzi-los caso haja sucesso.

“Estudos com a Cannabis sativa (maconha) apontam que ela possui diversas ações terapêuticas, tais como: efeito analgésico, efeito antiemético, tratamento de desnutrição, entre outras. Porém, muito pesquisadores ressaltam que ela tem também efeitos indesejáveis, podendo assim prejudicar algumas pessoas”, explica a farmacêutica e tutora do Portal Educação, Jeana Mara Escher de Souza.

Hoje, Cawthorne contribui com o laboratório GW Pharma, especializado em remédios à base de Cannabis sativa, em um novo setor dedicado a pesquisar tratamentos para diabetes, cujos medicamentos são produzidos a partir de plantas.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93