O Marketing nas Organizações - Conceitos do Marketing
O Marketing autêntico não é a arte de vender o que se produz.
Marketing e Vendas
28/04/2015
Philip Kotler, o grande especialista mundial na área, define o Conceito de Marketing como o processo social e gerencial através do qual, indivíduos e grupos obtém aquilo de que necessitam e desejam, por meio da criação e troca de produtos e valores.
Assim a capacidade da empresa de perceber o mercado, descobrir as oportunidades e as demandas não atendidas possibilita a competitividade das organizações.
O estudo do Marketing é exatamente isso. Saber como conquistar e manter os clientes.
O Marketing autêntico não é a arte de vender o que se produz e sim de saber o que produzir. É a arte de identificar e compreender as necessidades do consumidor, e de criar as respostas que levem satisfação ao cliente, utilidades aos produtores e lucros aos acionistas.
Para aprofundarmos um pouco mais no conceito de Marketing, veja os itens abaixo:
A origem do Marketing
O termo Marketing origina-se da palavra inglesa “market”, que significa mercado. Não temos uma tradução dessa expressão para o Português, mas quando falamos em Marketing seria algo como “mercantilizar”.
O Marketing surgiu na Inglaterra como técnica de promoção e administração de vendas. Atualmente esse conceito está mais definido para processos gerenciais de pesquisa e de comunicação para o esforço de vendas.
Objetivo
Sabemos que o objetivo de uma empresa é gerar lucro, ter sustentabilidade. Esse lucro tem sua origem nas relações de troca que há entre empresa e cliente e o Marketing se torna fundamental para que estas relações de troca sejam satisfatórias para ambos.
O objetivo maior do marketing é então gerar as melhores condições possíveis para que essa troca aconteça, não uma, mas várias vezes.
Administração de Marketing
Como já vimos, o papel do marketing é administrar o processo de troca, de forma que haja satisfação por parte das pessoas e das empresas.
Satisfazer necessidades e desejos é a base da Administração de Marketing. Como na construção de uma casa, onde a base é o que sustenta toda estrutura, também é assim nas empresas. Empresas que baseiam suas atividades e objetivos em satisfazer as necessidades e desejos de seus clientes garantem a sua permanência
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93