Os primeiros passos para vender seu produto online

Marketing e Vendas

29/08/2016

Você está iniciando um negocio e quer saber os primeiros passos para vender seu produto online? Não perca tempo e confira tudo aqui!

Montar um negócio na internet tem sido uma bela alternativa para aliar duas coisas bem interessantes: renda e liberdade. A web foi que proporcionou, e ainda está viabilizando, que você venda um suplemento alimentar no mesmo momento em que bebe uma caipirinha na praia. Não, não tem nada daquela conversa de largar tudo e ir com o notebook pra Tailândia. Neste artigo, vamos abordar os primeiros passar para vender seu produto online.

Os primeiros passos para vender seu produto online

Vender e trabalhar pela internet é uma ferramenta necessária e ideal para pessoas que buscam mais liberdade. Se você anda planejando essa virada na sua vida, os primeiros passos para vender seu produto online correspondem mais ou menos com os seguintes tópicos:

  • Ter um site ou loja virtual
  • Criar todas as redes sociais onde pretende atuar
  • Disponibilizar verba para anúncios
  • Criar conteúdo com qualidade
  • Entender de técnicas de SEO
  • Compreender a importância do inbound marketing
  • Criar canais diretos com o cliente
  • Estar disponível online

Além da liberdade, muitos empresários buscam nas vendas online uma forma de aumentar as vendas de seus negócios físicos, gerando assim uma maior possibilidade de lucros.

O que posso vender online?

Pode-se dizer que é possível vender quase tudo pela internet:

Roupas, calçados, camisetas, suplementos alimentares, tênis de esporte, notebook, celular, doces e brigadeiros, cases para celular, secador de cabelo, produtos light, cursos, entre outros.

Dentro desse cenário a venda online pode correr de diversas maneiras, tudo vai depender da forma em que você pretende atuar, e quais serão os meios. Você pode vender pelo site da sua empresa, criando uma loja virtual, atendendo diretamente pelo Facebook, Instagram, Marketplace ou e-mail.

O que é marketplace?

Dentre todas essas opções que citamos acima, o marketplace pode até soar um pouco desconhecido para muitas pessoas. Mas esse tipo de plataforma online nada mais é do que um único lugar onde é possível agregar diversas outras lojas virtuais, vendendo os mais variados tipos de produtos.

Os marketplaces são sites como, Enjoei e Elo 7, onde há uma série de produtos que são vendidos por pessoas de diversos lugares. É uma espécie de shopping online, onde o “dono do lugar”, no caso o site, vende seus espaços para que outros empreendedores possam vender e fazer seus negócios.

Venda online: atenção ao cliente e pós-venda

É claro que é notável as facilidades que o comércio eletrônico tem oferecido tanto para os compradores quanto para quem é empreendedor e mantem o seu negócio na internet. Mas para vender seu produto online é preciso ter muito mais atenção a determinados comportamentos para não perder a venda.

No comércio físico, por exemplo, temos uma chance enorme de conquistar o cliente e concretizar a venda: existe olho no olho, aperto de mão, e uma chance de explicar muito melhor sobre o seu produto.

Já na loja online a gente nunca sabe quem está do outro lado, e qualquer tipo de ruído na comunicação pode simbolizar uma perda. Sendo assim, a sua primeira preocupação nesse sentido está em fazer perfeitamente e de forma muito clara a descrição dos produtos.

Esse será o primeiro contato que o consumidor terá. Depois, quando a venda é concretizada, você precisa criar uma boa relação para ter um retorno positivo no pós-venda, e fazer assim com que esse cliente volta a comprar online da sua loja.

Gostou da proposta escrita no post de hoje? Viu como uma loja virtual pode ter sucesso?

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Maris Stella Silvestre da Silva

por Maris Stella Silvestre da Silva

Diretora de Planejamento e novos negócios na Uprise. Consultora de marketing e e-commerce, coordenadora e professora nos cursos marketing digital, empreendedorismo digital, e-commerce. É bacharel em Administração de Empresas pela PUG-GO e pós-graduada pelo IPOG em Marketing. Possui MBA em Liderança e Gestão de negócios e também tem formação em Coach pela ICI.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93