Dicas para aumentar a conversão no e-commerce

Marketing e Vendas

22/06/2016

Dicas para aumentar sua conversão no e-commerce

Ter uma empresa de vendas é sinônimo de loja virtual. Estar bem posicionado na web, é um fator que melhora as suas vendas e consequentemente, aumenta o número de clientes da empresa. Ferramentas fáceis e simples de usar aparecem todos os dias, sendo uma delas o WordPress. Quem já teve um blog, com certeza já ouviu falar de Blogger, Tumblr e principalmente o WordPress, um dos CMS mais requisitados para o desenvolvimento de sites e blogs que existem no mercado hoje. Com diversos plugins, ele é uma ótima ferramenta para diversos tipos de sites e o e-commerce não deixa a desejar. Além de WordPress, também existem outros CMS ótimos para lojas virtuais como Laravel, Magento, OpenCart, Drupal e Joomla. Em geral, a maioria dos CMS tem suporte a lojas virtuais, basta escolher a que melhor lhe atende, mas vamos nos ater ao WordPress.
4 dicas rápidas para aumentar suas conversões

Aumentar as conversões ao seu site é sem sombra de dúvidas um fator determinante para alcançar o sucesso da sua loja. Portanto, vamos a 4 dicas rápidas de como aumentá-las:

Segurança: o WordPress possui vários plugins que podem dar uma maior segurança ao seu site, sendo que alguns deles, muitas empresas de hospedagem, usam serviços semelhantes e cobram um valor significativo para proteção. Entretanto, basta uma pesquisa razoável para saber quais os melhores e ativá-los. Não esqueça também de contratar e ativar um certificado ssl para dar ainda mais segurança e credibilidade a sua loja virtual, afinal, ninguém quer seus dados roubados e usados por terceiros.

• Contato: não se restrinja a uma única forma de contato, quanto mais formas do seu cliente entrar em contato com sua loja, melhor. Chat, telefone, Skype ou serviços semelhantes irá lhe ajudar, pois você nunca sabe de onde seu cliente está falando no momento, então quanto mais puder facilitar a forma de contato e menor for o tempo de resposta, sua loja poderá ser melhor vista pelo público em geral. O WordPress possui diversos plugins gratuitos e pagos para chat, facilitando a todos os lados.

• Layout: produza um layout para seu site que se ajuste adequadamente tanto a computadores, tablets e smartphones. Acredite, seu público maior estará nos smartphones, pois é um dispositivo que cabe no bolso e onde a pessoa estiver, ela poderá visualizar seu site e eventualmente se interessar por um produto. Outro ponto forte, são os links, deixá-los de forma organizada e fácil de acessá-las é outro ponto positivo a sua loja, pois quanto melhor for para seu cliente achar o produto desejado, maiores serão as vendas adquiridas. Caso você utilize um template para WordPress não responsivo, existem plugins que fazem a conversão do template para smartphones e tablets em apenas 5 minutos de configuração. Caso use outro CMS, algumas empresas de hospedagem oferecem serviços de site específico para smartphones e tablets.

• Email: o e-mail marketing é outra forma bastante utilizada de gerar conversão para os sites. Entretanto, não é simplesmente seu cliente cadastrar o e-mail para receber novidades. O interessante seria ao fazer o cadastro, o cliente receber novidades e descontos ou algum tipo de benefício quando fizer segundas e terceiras compras em seu site. Outro ponto a se considerar no e-mail marketing é conhecer o seu público e saber o que ele quer comprar, para então mandar as informações que ele gostará de visualizar. O plugin para WordPress MailChip é interessante nesse ponto, pois o mesmo lhe permite uma série de customizações onde você poderá fazer diversos testes. Dica: faça diversos formatos para envio com a mesma postagem e veja quais são melhores aceitas.

Dica extra

Blog: produza um blog com conteúdos sobre sua loja virtual, dê dicas de como usar os produtos que você vende. Se você tem uma loja de produtos para cozinha, nada melhor que um blog de culinária, além de fidelizar seu público com receitas, dará ainda mais motivos para a pessoa comprar o utensílio, além de fazer link-building para seus produtos na loja virtual.

Espero ter lhe ajudado com essas dicas e muito sucesso na sua loja virtual!

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Bruno Willie dos Santos Silva

por Bruno Willie dos Santos Silva

Formado em Tecnologia em Redes de Computadores. Fissurado por tecnologia, Marketing Digital e SEO.

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