Alice no País das Maravilhas - Erro de marketing?

Alice no País das Maravilhas.
Alice no País das Maravilhas.

Marketing e Vendas

27/12/2015

Há algum tempo tivemos um debate em família sobre assistir ou não o novo filme da Disney: Alice no País das Maravilhas. Uns diziam ter lido as críticas alegando que o autor não havia sido fiel ao livro e por isso deixou a desejar, outros diziam ter lido a notícia que o filme já é a maior bilheteria da Disney dos últimos tempos.

A aventura da Alice no filme deixa claro o tempo todo que ela esta retornando ao país das maravilhas, embora não se lembre. Portanto, na minha opinião, a obra de Tim Burton é incrível porque ele ressuscitou um livro tão antigo e trouxe a Alice para a atualidade (criou a Alice no País das Maravilhas do séc. XXI), as crianças modernas puderam conhecê-la e as crianças crescidas, como eu, puderem ter um reencontro com sua infância em uma nova versão. Por outro lado ele descaracterizou alguns personagens que eram definidos exatamente por sua insanidade e passaram a agir com lógica, e também criou alguns personagens que não existiam.

Ainda assim o filme sofreu muitas críticas de comentaristas de peso.

Depois de assistir o filme, conclui que a responsabilidade da insatisfação dos críticos e espectadores possa estar relacionada a expectativa incoerente gerada pela título do filme. Ao se deparar com o título "Alice no País das Maravilhas" os telespectadores esperavam ver um conteúdo fiel ao livro. No entanto, considerando o enredo trabalhado, penso que o título poderia ser algo como: "O retorno de Alice ao País das Maravilhas" - revelando que o filme é uma continuação do livro. Ou talvez, algo como "Alice no País das Maravilhas, um filme inspirado na obra de Lewis Carrol"- desta forma estaria claro que o filme não é fiel ao livro, mas sim uma releitura.

E a lição para os "marketeiros" de plantão, é que o marketing é cruel. Uma simples escolha errada de palavras pode mudar todo o contexto e definir se o produto terá sucesso ou fracasso. No caso do filme "Alice no País das Maravilhas" o que houve foi um erro na "promessa de marca". As pessoas foram aos cinemas esperando ver a animação da história exata que haviam lido nos livros, quando na verdade Tim Burton fez uma releitura da obra.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Carla Gonzaga Rabetti

por Carla Gonzaga Rabetti

Master Coach & Career Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Bacharel em Administração de Empresas com Habilitação em Marketing. www.carlarabetti.com.br

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