A indiferença que pode matar

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Marketing e Vendas

11/11/2015

Tudo o que uma empresa quer é conquistar e manter clientes. Mas quando o cliente é indiferente aos esforços de comunicação da instituição e dá preferência ao concorrente, o que fazer? Essa tem sido a pergunta de muitos e poucos tem optado pelo caminho que efetivamente promove a retenção ou fidelização desse consumidor. 
 
A maioria acredita que o preço mais baixo é o responsável pela “traição”, mas o que realmente influi nessa decisão é o valor percebido e se pode agregar mais valor com relacionamento. De que forma? Conhecendo muito bem cada um deles. O banco de dados do cliente deve identificar cada segmento e possibilitar informações que permitam, por exemplo, definir ações específicas. 
 
Se a empresa é uma Agência de Viagens, por hipótese, para aquele conjunto de pessoas com idade entre 60 a 80 anos, serão oferecidos pacotes turísticos, elaborados exclusivamente para eles, com palestras, jogos, localidades e acessibilidade próprias para esse grupo. O relacionamento será estabelecido com bailes específicos, material de leitura sobre gastronomia, saúde e bem-estar, entre outras ações. 
 
Se a faixa etária é de 25 a 30 anos, um pacote de lua de mel ou para shows de cantores da preferência desse segmento, certamente terá mais sucesso. Para mantê-los engajados, uma alternativa são as redes sociais, mantendo-se uma página no facebook, twitter e instagram. A indiferença se elimina com relacionamento e produtos adequados para cada tipo de cliente. Do contrário, ela pode dar fim à sua empresa. Diz o poeta e escritor brasileiro, Augusto Branco, que: "um dia você usa de tanta indiferença com alguém que consegue exatamente o que deseja: ser esquecido."
Tudo o que uma empresa quer é conquistar e manter clientes. Mas quando o cliente é indiferente aos esforços de comunicação da instituição e dá preferência ao concorrente, o que fazer? Essa tem sido a pergunta de muitos e poucos tem optado pelo caminho que efetivamente promove a retenção ou fidelização desse consumidor. 
 
A maioria acredita que o preço mais baixo é o responsável pela “traição”, mas o que realmente influi nessa decisão é o valor percebido e se pode agregar mais valor com relacionamento. De que forma? Conhecendo muito bem cada um deles. O banco de dados do cliente deve identificar cada segmento e possibilitar informações que permitam, por exemplo, definir ações específicas. 
 
Se a empresa é uma Agência de Viagens, por hipótese, para aquele conjunto de pessoas com idade entre 60 a 80 anos, serão oferecidos pacotes turísticos, elaborados exclusivamente para eles, com palestras, jogos, localidades e acessibilidade próprias para esse grupo. O relacionamento será estabelecido com bailes específicos, material de leitura sobre gastronomia, saúde e bem-estar, entre outras ações. 
 
Se a faixa etária é de 25 a 30 anos, um pacote de lua de mel ou para shows de cantores da preferência desse segmento, certamente terá mais sucesso. Para mantê-los engajados, uma alternativa são as redes sociais, mantendo-se uma página no facebook, twitter e instagram. A indiferença se elimina com relacionamento e produtos adequados para cada tipo de cliente. Do contrário, ela pode dar fim à sua empresa. Diz o poeta e escritor brasileiro, Augusto Branco, que: "um dia você usa de tanta indiferença com alguém que consegue exatamente o que deseja: ser esquecido."

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Jorge Alexandre de Sousa Machado

por Jorge Alexandre de Sousa Machado

Formado em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo. Especializações em Marketing Turístico, Economia para o Turismo e MBA em TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias de Comunicação Eletrônica. Mestrando em Marketing Estratégico. Sócio-Gerente da empresa Crescer - Soluções em Marketing

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