Marcas - Falem bem ou mal, mas falem de mim!

Mas a questão é: falam o quê?
Mas a questão é: falam o quê?

Marketing e Vendas

09/06/2015

Sabe-se que para que as marcas se tornem conhecidas no mercado precisam ser divulgadas.


A divulgação acontece de várias maneiras: outdoors, comerciais, panfletos entre outros, mas a forma mais rápida e eficaz de uma marca ser evidenciada ou não no mercado deve-se ao que os consumidores falam dela.


Mas a questão é: falam o quê?


Quando se fala bem de determinada marca, ela acaba tornando-se referência para seus fiéis consumidores e principalmente para os consumidores em potencial; mas quando o oposto acontece, toda a estratégia de divulgação da marca e todo o esforço envolvido para que ela faça parte da vida de seus consumidores, vão por água abaixo. Será?


Será que falar mal de determinada marca faz realmente com que ela deixe de ser conhecida entre os consumidores? Ou será que acaba evidenciando-a ainda mais no mercado, fazendo com que seus concorrentes tenham que encontrar novas estratégias para a divulgação de suas marcas?


Quantas marcas evidenciam-se e tornam-se febres nas redes sociais por campanhas mal feitas, por erros em suas fórmulas, por falhas em seus rótulos, ou por até mesmo enganarem seus consumidores quanto ao peso de seu produto?


E não estou falando apenas em novas marcas, mas também em marcas muito conhecidas e consumidas por seus clientes.


Então falar bem ou mal das marcas podem deixá-las mais conhecidas ou famosas também?


A resposta é que simplesmente falar da marca sempre a deixa em evidência, mas o que preocupa é a quantidade de vezes que determinada marca é evidenciada em todas as formas de mídias por seus erros e o que ela faz para se redimir perante aos consumidores.


Se na fase da introdução da marca no mercado ela se tornar referência negativa entre seu público alvo existe grande probabilidade da marca passar desta fase direto para a fase do declínio.


Já quando a marca se torna referência positiva entre seus consumidores, sua fase de crescimento permanece por muito mais tempo podendo levá-la a fase da maturidade.


O livro “Oportunidades Disfarçadas” - (Domingos, Carlos . Ed. Sextante,2009), traz alguns exemplos de empresas que encontraram o sucesso influenciadas e baseadas nas opiniões negativas de seus clientes.


É claro que quanto mais referências positivas temos de uma marca, mais ela se tornará alvo de compra para seus consumidores e daí vem a preocupação das empresas em contratar profissionais que acompanhem as constantes transformações do mundo da comunicação e usá-la a seu favor e ao favor de suas marcas.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Regina Celia Fernandes Dias

por Regina Celia Fernandes Dias

Regina Fernandes Dias - 40 anos, casada, reside em Guarulhos. Professora na Universidade de Guarulhos e Faculdades Eniac. Atuou 22 anos na area de Recursos Humanos no cargo de Coordenação de DP. Presta serviços de consultoria em RH. Formada em Administração de Empresas com habilitação em markenting- Faculdade Torricelli Pós Graduada em Gestao de Pessoas - UNG Mestranda -em Analise Geo ambiental

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