O que é Inbound Marketing e para que serve?

Uma estratégia de marketing online
Uma estratégia de marketing online

Marketing e Vendas

30/04/2015

Atualmente, com o crescimento da internet, há cada vez mais pessoas e empresas trabalhando dentro do chamado mercado digital, fazendo uso de muitas ferramentas e estratégias de marketing digital para se promover e para ter maior sucesso em seus negócios.


Um desses exemplos de estratégia de marketing digital que começa a ganhar mais espaço entre as pessoas e as empresas que trabalham dentro da internet atende pelo nome de Inbound Marketing, que nós vamos conhecer melhor nas próximas linhas.


O que é?

Para quem ainda não sabe, o Inbound Marketing nada mais é do que uma estratégia de marketing online que faz uso de uma série de plataformas presentes na internet para promover serviços e produtos.


Ele também é conhecido por alguns especialistas no assunto por Marketing de Atração, e faz uso de blogs, vídeos, eBooks, newsletters, podcasts, whitepapers e muito mais para conseguir entregar resultados realmente eficientes.


A ideia diferencial do Inbound Marketing está no fato de que ele é um tipo de marketing digital que tem como foco a melhoria do negócio em si, deixando a busca por novos clientes em segundo plano.


Para os defensores do Inbound Marketing, não há necessidade de se procurar por clientes quando se tem um negócio realmente relevante e qualificado, pois ao ter estas qualidades, este negócio será capaz de atrair clientes por si só, o que explica a outra definição deste tipo de marketing digital: Marketing de Atração.


Para que serve?

Como estratégia de marketing digital altamente eficiente, o Inbound Marketing serve especialmente para pessoas e empresas que desejam consolidar suas marcas no mercado digital.


Por ter o foco em melhorar o negócio como um todo, gerando conteúdo e produtos altamente qualificados para atrair clientes naturalmente, o Inbound Marketing serve como catalisador para resultados realmente muito bons.


E para conseguir ter a eficiência na atração de clientes para pessoas e negócios que fazem uso desta estratégia, é essencial que o Inbound Marketing tenha a presença na sua aplicação de ao menos 5 fases importantíssimas.


São elas as seguintes fases: atrair tráfego, converter visitantes em leads, converter leads em vendas, transformar clientes em clientes que sejam fidelizados e analisar conteúdos, serviços e produtos para que sejam possíveis as melhorias constantes do negócio.


Ao usar estas 5 fases, qualquer pessoa ou empresa que faz uso das estratégias previstas no que se entende por Inbound Marketing tem grandes chances de conseguir ter sucesso em seus negócios.


A importância

O Inbound Marketing, por ser tão diferenciado e por ser mais focado na eficiência e na qualidade do negócio do que na busca constante por novos clientes, tem uma importância extrema para negócios que ainda não estão consolidados no mercado.


Ao fazer isto, uma empresa consegue se diferenciar das demais, pois ela simplesmente não vive apenas para buscar novos clientes com campanhas que nem sempre mostram o que ela realmente é capaz de entregar.


Estas empresas conseguem trabalhar para melhorar cada vez mais os seus serviços e os seus produtos, o que faz delas empresas capazes de atrair clientes de modo natural, baseando-se apenas na realidade.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Wando Nascimento da Silva

por Wando Nascimento da Silva

Olá eu sou o Wando Nascimento, algumas pessoas me chamam de Wando São Paulo, Profissional de Marketing digital e mídias sociais de uma empresa em São Paulo, escrevo também no blog www.umempreendedor.com.br. Estudante de Comunicação (Publicidade e Propaganda) e amante da Fotografia.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93