Passo a passo: saiba o que é preciso para se tornar um líder

Liderança e Empreendedorismo

06/04/2018

Conquistar um cargo de liderança é indicativo de ascensão na carreira e certamente é o sonho de todo profissional engajado. Entretanto, é preciso ter diversas características inerentes a um bom líder — e elas não se restringem a tomar decisões e gerenciar uma equipe. Para descobrir como se tornar um líder de sucesso, você precisará fazer mais do que analisar suas qualidades pessoais.

O perfil de quem sabe liderar engloba não só aspectos de personalidade e habilidades pessoais, mas também competências no campo profissional. Por isso, se o seu desejo é obter uma promoção para um cargo de gerência, é importante considerar características que o equiparão para atuar com eficiência.

Então confira neste post como age um líder de sucesso e o que você precisa fazer para chegar lá!
 


Como se tornar um líder: o perfil de sucesso

Características e habilidades pessoais

Existem algumas características e habilidades que podem ser desenvolvidas ou aprimoradas para que o profissional desenvolva um perfil de liderança. Acompanhe!


Coragem e iniciativa

Como se tornar um líder se tiver medo de enfrentar desafios? Para tomar a liderança, livre-se do medo de enfrentar problemas complexos que exijam um esforço maior. Embora pareça óbvio, é importante observar que, no dia a dia, nem sempre os problemas e desafios são tão simples de serem resolvidos.


Comunicação

Saber se comunicar é uma habilidade essencial para qualquer profissional. Para o líder, a comunicação abrange também atitudes que marcam um bom perfil de liderança, como estar acessível aos funcionários e ouvir suas demandas com paciência e tolerância.


Humildade

Um bom líder é capaz de gerar uma influência sobre a equipe muito maior e positiva quando deixa claro que não se considera um profissional superior simplesmente por estar em um cargo de comando. A humildade o ajudará a reconhecer seus limites, saber a hora certa de pedir ajuda e admitir seus próprios erros.


Estabilidade intrapessoal

Controlar as próprias emoções é outra característica importante, pois, se você pretende gerenciar crises e desafios com sua equipe, é necessário ter estabilidade psicológica para lidar com ânimos acirrados.

Entrar em desespero diante de um problema mais complexo é inadmissível para um líder. Você deve guiar sua equipe, ser um espelho para ela, motivá-la. Isso é fundamental para manter o equilíbrio do grupo.


Relacionamento interpessoal

Além de conhecer a si mesmo e buscar o equilíbrio das emoções, um líder também deve manter bons relacionamentos interpessoais. Portanto, tente a partir de agora resolver os conflitos e não levar as desavenças profissionais para o lado pessoal.


Antecipação

Você consegue visualizar possíveis situações antes que elas ocorram? Não se trata de ser um vidente, mas de pensar e agir antecipadamente, tomando decisões que evitam, amenizam e solucionam problemas.


Carisma e empatia

Você deve concordar que é difícil seguir ordens de um líder antipático e intransigente, não é verdade? Por outro lado, o profissional que deseja tomar a liderança precisa cativar as pessoas ao seu redor. Isso garante que as orientações sejam cumpridas, e que a entrega tenha mais qualidade, já que os funcionários sabem que podem contar com um líder carismático e compreensivo.


Características e competências profissionais

Além dos requisitos específicos da personalidade, é importante desenvolver habilidades profissionais que auxiliem o profissional a se tornar um líder. Aprimorar essas características pode demandar certo tempo e exigir um esforço a mais, principalmente se você já tiver dificuldades em alguma delas.

Mas não há motivo para desânimo! Conheça essas características e entenda como você pode desenvolvê-las para garantir um perfil de liderança que o leve ao topo de sua carreira.


Organização e pontualidade

Saber administrar o próprio tempo é importante para qualquer profissional, mas um líder deve, impreterivelmente, ser muito organizado e pontual. Essas qualidades são essenciais, porque, em primeiro lugar, um líder que não sabe gerir o próprio tempo não estará dando o exemplo correto para os seus funcionários. Além disso, o líder administra não só projetos, mas também pessoas e, por isso, deve procurar incentivá-las a se preocupar com prazos e entregas.


Resiliência

Adequar-se a novos ambientes e panoramas é fundamental para se tornar um líder. A resiliência, palavra tão proferida atualmente, significa lidar positivamente com situações adversas, sem se deixar atingir a ponto de impedir a realização do trabalho.


Reconhecimento de talentos

Reconhecer talentos envolve observar sua equipe e enxergar o profissional que tem potencial para ir além – não apenas reconhecer, mas saber utilizar esse talento. Tente perceber em cada colega de trabalho aquilo que o diferencia dos outros. Pode ser uma habilidade a mais na comunicação – persuasão, por exemplo –, ou a capacidade de lidar de forma equilibrada e sensata em situações de pressão e conflito.


Conhecimento e qualificação

Essa é uma das características mais importantes. Ter conhecimento profundo sobre a área de atuação é fundamental. Afinal, é impossível gerenciar projetos e pessoas sem ter o know-how da área.

Além disso, bons líderes buscam qualificação adicional. Para isso, a capacitação profissional (com mestrados e pós-graduações) é primordial e não deve ser encarada apenas como uma exigência do mercado. Ao contrário, é a forma de manter-se sempre atualizado e complementar esse conhecimento com a experiência.

Assim, pesquise cursos para complementar sua experiência de mercado: especializações e pós-graduação são ótimas opções.


Feedback periódico

Oferecer um feedback periódico para a equipe é papel do líder. É necessário que ele saiba que sua equipe precisa de um retorno do desempenho das atividades que estão sendo desenvolvidas. Mas lembre-se: as críticas devem ser construtivas e repassadas de maneira gentil e firme. Jamais dê broncas exageradas e sem sentido.

Tenha em mente que um líder deve sempre motivar sua equipe para que o trabalho permaneça excelente!

Agora você já sabe como se tornar um líder: é necessário desenvolver características nos âmbitos pessoal e profissional que possibilitem realizar a gestão adequada de uma equipe. E não se trata apenas de comandar, mas de motivar os colaboradores a ir sempre além. Comece a desenvolver hoje mesmo essas características.

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Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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