Reposicionamento profissional: 5 passos para o sucesso!

Iniciação Profissional

20/02/2018

Você está em busca de reposicionamento profissional? Então prepare-se para a concorrência! Ao contrário do que se pensa, não só os desempregados estão à procura de uma nova vaga. Pesquisas mostram que três em cada quatro profissionais brasileiros querem trocar de empresa.

E os motivos são muitos: insatisfações com a remuneração e carga de trabalho, a busca por oportunidades de ascensão profissional, tentativa de conseguir uma colocação em uma área específica, entre outras razões. Além, é claro, do conhecido desemprego.

Portanto, independentemente do motivo pelo qual você busca reposicionamento, um requisito faz toda a diferença: preparo. Para isso, é preciso conhecer os desafios da recolocação, determinar seus objetivos, elaborar um plano de carreira e ter as ferramentas necessárias para se destacar no mercado.

Quer saber como fazer tudo isso? Continue a leitura deste post e descubra como o reposicionamento profissional pode se tornar realidade na sua carreira! Vamos lá?



1. Conheça os 7 maiores desafios da recolocação no mercado

Para se preparar de forma adequada, o primeiro passo é descobrir quais são os principais desafios que você vai enfrentar nesse processo de recolocação profissional.

Na verdade, não podemos falar dessas dificuldades sem pensar que existem fatores externos, relacionados ao mercado. Porém, além deles, há fatores internos que tornam essa recolocação mais complicada. Vamos conhecê-los?



1.1 Fatores externos

Esses desafios independem da vontade ou condição do candidato. No entanto, se ele estiver consciente desses fatores, pode se preparar de forma adequada para enfrentá-los e superar essas dificuldades. Entre os mais comuns, podemos mencionar:

1.1.1 Cenário econômico

As condições da economia afetam os negócios realizados pelas empresas. A lucratividade em baixa reduz o poder de contratação das organizações e gera uma onda de demissões.

Portanto, quando a economia passa por um desses momentos turbulentos, mesmo as empresas que ainda não sofreram um grande baque se tornam menos otimistas, reduzindo o volume de contratações.

1.1.2 Algumas profissões desapareceram — ou vão desaparecer

É fato que à medida que a sociedade muda e os recursos tecnológicos se multiplicam, algumas profissões vão simplesmente desaparecer. Isso já aconteceu no passado, e ocorre de maneira muito mais acelerada atualmente.


Portanto, mesmo um excelente profissional de uma área em extinção vai precisar se adequar e buscar alternativas no mercado.

1.1.3 As empresas enxugaram muitas funções

Com o crescimento da automação, as empresas descobriram que precisam de uma quantidade muito menor de pessoas para realizar tarefas burocráticas, repetitivas ou mecânicas.

Por isso, organizações que tinham setores administrativos gigantes hoje contam com poucos funcionários que realizam as mesmas tarefas, mas com o auxílio de softwares de gestão integrada.

O mesmo aconteceu com muitas linhas de produção e instituições comerciais. O resultado desse cenário é que empresas que antes absorviam uma grande quantidade de mão de obra hoje trabalham com um quadro reduzido de funcionários, dificultando a recolocação profissional.

1.2 Fatores internos

Vimos que existem condições que não dependem do profissional, mas outros impedimentos para uma boa recolocação partem do próprio candidato. Vamos entender quais são eles?

1.2.1 Falta de motivação

Essa desmotivação pode acontecer quando a recolocação demora para acontecer, deixando o profissional inseguro e desanimado. Ela também é muito frequente em empregados que não se identificam com a empresa atual, mas também não buscam um reposicionamento.

Especificamente nesses casos, isso acontece quando o funcionário é paralisado pelo medo de não conseguir uma nova oportunidade ou de “trocar o certo pelo duvidoso”. Ele se sente frustrado, mas inseguro para buscar novas alternativas.

1.2.2 Descuido com o networking

Quando o profissional deixa de estabelecer uma rede de contatos profissionais eficiente, ele perde excelentes oportunidades de recolocação no mercado por meio de indicações de colegas de profissão ou áreas relacionadas.

1.2.3 Falta de ousadia

Quer seja a nossa vontade ou não, a sociedade e o mercado de trabalho estão em mudança constante. E, para esse novo contexto, possivelmente não há atitude menos produtiva do que a passividade.

Portanto, o profissional que deseja recolocação precisa definitivamente abandonar a zona de conforto. A apatia, a acomodação e a produtividade limitada são grandes impeditivos para a conquista de novas posições.

1.2.4 Desatualização

Não há outro jeito: quem quer se manter competitivo e garantir a própria empregabilidade ao longo da carreira precisa apostar na atualização profissional.

E de que maneira as empresas sabem se um candidato tem interesse em se tornar cada vez mais produtivo e eficiente, disposto a desenvolver as competências essenciais para se destacar no mercado atual? Quando seu currículo apresenta cursos que revelam suas iniciativas para a educação continuada.

Mais do que gerar conhecimento, fazer novos cursos demonstra proatividade, perseverança e até mesmo poder de superação. A desatualização, por outro lado, mostra um comodismo que não costuma ser bem-visto por recrutadores.

Portanto, antes de começar sua busca por reposicionamento profissional, uma avaliação sincera pode ajudá-lo a descobrir quais desses fatores estão impedindo a sua recolocação.

Solucionar os fatores internos e se preparar para enfrentar os desafios externos é o primeiro passo para se destacar de outros candidatos e conseguir a vaga desejada!

 

2. Mapeie os seus objetivos profissionais

Diante da necessidade de uma recolocação profissional, é preciso pensar: o que eu realmente desejo para a minha carreira? É hora de procurar uma nova oportunidade na mesma área ou devo aproveitar para mudar de profissão e buscar outras opções?

Ao mesmo tempo em que algumas pessoas já têm certeza de que encontraram a área com a qual se identificam, outras podem ver nessa situação uma oportunidade de investir em uma perspectiva diferente e encontrar outro segmento que traga satisfação pessoal e profissional.

Portanto, antes de se lançar em busca de uma nova vaga, é importante mapear seus objetivos profissionais. Leve em conta não só a situação atual, mas analise suas últimas experiências perguntando a si mesmo:

Como você se sentia naquele trabalho? Você se realizava como profissional ou ele gerava o sentimento de insatisfação?

Gostaria de repetir as atividades que exercia pelo resto da vida?

Se ele não trazia satisfação, quais eram os principais motivos para isso: não gostava das tarefas ou o problema estava no ambiente de trabalho? Ou a remuneração era insuficiente?

Até que ponto as suas atitudes contribuíam para esse estado de insatisfação?

Mesmo que você estivesse insatisfeito, quais eram as perspectivas profissionais para a função? Quais eram as oportunidades de ascensão? Elas correspondiam às suas expectativas?

Responder honestamente a essas perguntas vai ajudá-lo a definir com clareza seus objetivos profissionais e buscar uma recolocação condizente com sua perspectiva. Em caso de mudança, sua procura pode ser direcionada a dar os primeiros passos em um novo segmento.

 

3. Elabore um novo plano de carreira

Depois de definir seus objetivos profissionais, é hora de pensar em um novo plano de carreira e estruturá-lo para alcançar suas metas. Mas por que isso é importante?

Porque com ele você sabe quais passos deve tomar para alcançar seus objetivos profissionais, sem desperdiçar tempo ou esforços com ações que levarão sua carreira para outra direção. Então, vamos entender como fazer um plano de carreira?

3.1 Defina seus objetivos profissionais de forma clara

No tópico anterior, nós já falamos de redefinição de objetivos profissionais. Porém, agora é o momento de determiná-los da forma mais clara possível, dizendo exatamente o que quer alcançar.

Pode ser uma vaga específica em determinada empresa que é referência no mercado, ou um cargo público para o qual vai precisar prestar uma série de concursos. O que importa é você saber aonde deseja chegar em sua vida profissional.

3.2 Pesquise o que é necessário para alcançar seu objetivo

Se para exercer determinadas funções é preciso apenas ter a graduação apropriada, outros cargos podem exigir especializações ou a realização de concursos públicos. Portanto, para se tornar apto à vaga desejada, pesquise qual é o caminho até lá.

Não baseie suas ações apenas na intuição ou no que outras pessoas dizem. Busque informações de fontes confiáveis e descubra quais são os requisitos que capacitam o profissional a concorrer à vaga e os diferenciais esperados dos melhores candidatos.

3.3 Faça uma autoavaliação honesta

Agora que você já entendeu quais são os requisitos fundamentais para conseguir uma vaga, é hora de avaliar honestamente a si mesmo. Identificar o que você precisa desenvolver será a base de suas ações para alcançar o alvo.

Assim, se a profissão que você deseja exige a fluência em outro idioma, este é um conhecimento que você precisa adquirir. Se para a profissão que escolheu é necessário fazer uma faculdade ou se especializar por meio de uma pós-graduação, procure uma boa instituição e estude essa possibilidade. O importante é que você identifique e liste todas essas necessidades.

3.4 Planeje seu desenvolvimento pessoal

Até aqui nós falamos de sonhos, mas eles só se tornam objetivos quando você cria um plano e um prazo para acontecerem. Portanto, coloque no papel sua estratégia de desenvolvimento pessoal.

Comece com o primeiro passo. É fazer uma graduação? Coloque-a em primeiro lugar na lista e já se programe para iniciá-la no próximo período letivo (semestre ou ano). Se, em vez disso, você precisa se especializar, também transforme essa meta em um objetivo próximo.

3.5 Viabilize seu plano

Pense em alternativas que simplifiquem a execução do seu plano. Isso vai aumentar muito as suas chances de concretizá-lo.

Se existirem formas de facilitar a realização dos cursos, como a educação a distância, considere com muita atenção essas alternativas. Pense que elas podem poupar tempo e tornar muito mais viável a realização do seu planejamento.

3.6 Analise a possibilidade de mudar o foco

A criação e a execução de um plano de carreira podem levar algum tempo. E é possível que você já precise de um trabalho agora, para pagar as contas e até mesmo viabilizar a realização do que planejou.

No entanto, com o seu planejamento feito, é possível mudar o foco agora mesmo. Se o seu desejo é ter uma carreira na área de saúde, por exemplo, uma ótima alternativa é começar a buscar um trabalho já relacionado ao setor.

Isso não significa que você vai conseguir imediatamente a função que deseja, mas mesmo trabalhar em outra área relacionada ao setor, como a recepção ou setor administrativo de um hospital, pode ajudá-lo.

Esta seria uma excelente oportunidade para conhecer melhor a rotina desses profissionais e formar uma rede de contatos que pode render um reposicionamento mais tarde.

3.7 Comece a executar o seu planejamento

Não adianta fazer um excelente planejamento se ele não se tornar um conjunto de ações. Matricule-se nos cursos que precisa fazer, comece a estudar outro idioma, estabeleça um horário para procurar trabalho e outro para estudos.

Mesmo que para iniciar um curso você precise da remuneração e dependa de encontrar um novo emprego, não se acomode. Pense em requisitos que pode cumprir sozinho, organize sua rotina de estudos e comece a se dedicar ao projeto.

Enfim: não procrastine o que precisa fazer para concretizar seu plano de carreira!

 

4. Prepare-se para a recolocação no mercado

Precisamos lembrar que um plano de carreira pode ser um projeto para médio e longo prazo. Porém, principalmente se você estiver desempregado no momento, sua recolocação precisa acontecer muito mais rápido que isso.

Então, vamos entender o que você pode fazer para acelerar esse processo? Acompanhe!

4.1 Pesquise as empresas no mercado

Procure saber quais são as empresas mais interessantes para iniciar seu plano de carreira. Escolha dezenas delas e avalie se o seu perfil é adequado à cultura organizacional. Além disso, conheça seus produtos, serviços, estrutura e posição no mercado.

Siga a empresa nas redes sociais para conhecer sua filosofia e posicionamento sobre assuntos relacionados ao trabalho. Essa aproximação também pode ser interessante para encontrar contatos que já atuam na organização e podem render indicações.

Tente descobrir se a empresa está em situação financeira favorável e quais são os tipos de atividades disponíveis para quem quer uma vaga. Essa visão vai ajudá-lo a avaliar se vale a pena investir nessa possibilidade.

4.2 Reformule seu currículo

Esta é uma ferramenta fundamental. Normalmente, os recrutadores descartam um currículo inadequado em poucos segundos. Portanto, ao mesmo tempo em que ele precisa ser sucinto, deve destacar suas principais competências e qualificação para a vaga em questão.

Seu currículo faz parte de um plano de marketing pessoal. Portanto, o objetivo dessa ferramenta não é mostrar à empresa por que você precisa da vaga, e sim como a organização pode lucrar ao contratá-lo!

Dedique-se não só à elaboração do currículo, mas também à sua divulgação. Deixe seu portfólio em todos os sites confiáveis que encontrar, procure saber como essas empresas divulgam suas vagas e captam funcionários e utilize esses canais.

4.3 Prepare-se para as entrevistas


Tão importante quanto mostrar sua qualificação no papel é se preparar para ter um bom desempenho durante as entrevistas. Elas são decisivas para causar uma boa impressão e mostrar à empresa que você é a melhor opção para preencher a vaga.


Por isso, você não deve se descuidar de alguns aspectos essenciais:

Capriche na apresentação pessoal: tanto a aparência quanto as roupas precisam demonstrar perfeito estado de higiene e zelo. Não se trata de um concurso de beleza, mas de mostrar autocuidado e asseio.

Seja pontual: atrasar-se pode acabar com suas chances de conseguir qualquer oportunidade naquela companhia. Caso haja um imprevisto realmente grave, telefone explicando a situação e solicitando que uma nova entrevista seja marcada, em outra data ou horário.

Demonstre tranquilidade e confiança: por mais que haja muita coisa em jogo e os recrutadores esperem certo nervosismo do candidato, responda de forma calma e confiante. Essa atitude o fará ganhar muitos pontos.

Mantenha uma postura adequada: o ideal é não ficar relaxado demais nem muito contraído, com braços e pernas cruzadas e visivelmente nervoso.

Cuide de suas atitudes: alguns candidatos, na hora do nervosismo, podem cometer atitudes grosseiras. Deixam de cumprimentar o entrevistador ou o interrompem quando está falando, por exemplo. Portanto, fique atento ao seu comportamento.

Não minta: isso vale para habilidades, experiências e expectativas. Empresas podem até contratar candidatos inexperientes que demonstram vontade de crescer e aprender, mas a mentira é vista como uma falha de caráter que fecha as portas para muitas oportunidades.

Pesquise antes: hoje muitos sites trazem exemplos de perguntas usadas por entrevistadores. Procure essas questões e prepare-se para respondê-las. Não precisa decorar uma resposta padrão, seja você mesmo, mas esteja preparado.

Pense no que é vantajoso para a empresa: ela não vai contratá-lo porque você tem contas a pagar ou um plano de carreira para cumprir. Mostre quais são as suas qualidades, que resultados obteve nos outros lugares em que trabalhou e como pode ser útil para a organização.

4.4 Mantenha-se atualizado

Use boa parte de seu tempo para se manter atualizado. Busque conhecimentos além de sua área de formação ou atuação para entender melhor o mercado. Também é útil entender o impacto do cenário econômico sobre o segmento em que você deseja atuar.

Além disso, aproveite esse período parado para estudar. Destaque-se por buscar uma nova formação ou a educação continuada. Isso mostra que você tem interesse em sua evolução profissional e está disposto a pagar o preço para alcançar seus objetivos.

 

5. Saiba como se qualificar e se destacar no mercado

Seja qual for o segmento que você escolher, o mercado exige atualização e qualificação. É necessário que os profissionais conheçam as ferramentas e as técnicas mais recentes e que estejam aptos a responder de forma eficiente às exigências do público-alvo.

Por isso, quem fica acomodado sem buscar oportunidades de crescimento não é tão bem-visto pelas empresas e pode perder a chance de conseguir o reposicionamento profissional desejado.

Há muitas maneiras de se qualificar e se destacar, porém a mais eficiente é a formação continuada. Ou seja, o profissional que deseja obter uma recolocação no mercado precisa ter a graduação necessária para exercer a profissão e, em muitos casos, apresentar um diferencial: a especialização.

Atualmente, o mercado não vê a especialização apenas como uma opção desejável, ela é praticamente um requisito básico. Via de regra, um curso de pós-graduação é considerado uma continuidade dos estudos, o aprofundamento necessário depois da formação generalista promovida pela graduação.

Portanto, mesmo que a faculdade garanta uma sólida base teórica e prática para o profissional ingressar no mercado, ele precisa investir em uma ferramenta que o ajude a desenvolver competências específicas para atuar na área com a qual mais se identifica.


A especialização garante ainda outras vantagens. Conheça-as:

5.1 Promove a atualização de conhecimentos

Hoje o conhecimento evolui muito rápido. Novas pesquisas e tendências surgem a cada dia e o profissional que deixa de buscar essa atualização fica obsoleto em pouco tempo, perdendo seu destaque e oportunidades.

5.2 Garante um diferencial no mercado

Esse conceito é válido tanto para profissionais liberais que prestam serviços diretamente ao cliente quanto para os colaboradores que atuam em pequenas ou grandes empresas.

No primeiro caso, o consumidor vai procurar o profissional cujo atendimento corresponde ao que o mercado oferece de mais atual. No segundo caso, o trabalho dos profissionais bem preparados torna a organização mais produtiva.

Portanto, para todo tipo de profissional, a especialização é essencial.

5.3 Ajuda a criar uma rede de contatos profissionais

Um dos fatores de grande importância para o reposicionamento profissional é a rede de contatos, um conceito conhecido como networking. Ele pode garantir indicações e oportunidades únicas.

O profissional que realiza cursos de aperfeiçoamento e formação continuada tem a chance de conhecer outras pessoas ligadas à área, de mostrar suas competências e de ser convidado a participar de processos seletivos, que podem resultar em excelentes oportunidades de trabalho.

5.4 Viabiliza a ascensão profissional

Para ocupar alguns cargos, é necessário demonstrar conhecimentos e competências que são desenvolvidas justamente em cursos de especialização. Em algumas circunstâncias, esses são requisitos básicos para candidatura.

5.5 Permite complementar conhecimentos

Em muitos casos, a graduação proporciona ao estudante uma formação específica para atuação. Porém, o dia a dia no trabalho mostra que ele precisa obter outros conhecimentos para fazer o negócio prosperar.

Este é o caso de muitos profissionais da área de serviços: Odontologia, Medicina, Gastronomia e Estética, entre outros. Ao se depararem com a realidade, muitos percebem que precisam também de conhecimentos em gestão para fazerem a carreira deslanchar.

O curso de especialização pode prover esse conhecimento complementar sem que o profissional precise investir em uma nova forma graduação para atingir seus objetivos.

E aí, o que está levando você a buscar uma recolocação no mercado? Descobriu como atingir seus objetivos profissionais? Então temos mais uma dica infalível: confira o portfólio de cursos do Portal Educação e dê um passo a frente na sua carreira profissional.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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