Quais as características profissionais mais procuradas?

Iniciação Profissional

02/02/2018

A análise de um currículo, a comprovação de experiências e o nível de graduação conquistado podem ser critérios observados durante o recrutamento para uma vaga de emprego. No entanto, características profissionais também são observadas e podem ser decisivas para a seleção.

Diante da competitividade do mercado, as empresas têm recrutado profissionais com capacidade de liderança, proatividade e adeptos às novas tecnologias, dentre outras características.

Quer saber quais qualidades as empresas mais procuram? Acompanhe este texto e perceba que algumas delas estão diretamente ligadas ao perfil pessoal e à formação do candidato.



1. Capacidade de liderar

Atualmente, a percepção sobre liderança tem deixado de lado uma postura autoritária e se aproximado mais da responsabilidade e integração da equipe. Acompanhando esse processo, as empresas têm buscado profissionais que sejam confiantes e encarregam-se de liderar quando necessário, mas que também sabem ser liderados por outras pessoas.

Essa capacidade de liderar também exige um trabalho de motivação da equipe na qual estão inseridos. Um profissional com essa característica deve atuar como um maestro, mantendo em harmonia os diferentes potenciais de seus colegas ou colaboradores. Em vez de trabalhar sozinho, esse profissional busca se integrar com a equipe para entregar os melhores resultados.



2. Proatividade

Pessoas preguiçosas, estagnadas e comodistas têm poucas chances de serem contratadas. Isso porque as empresas valorizam muito alguém que se antecipa para fazer algo sem que seja sua obrigação. Em outras palavras, as empresas precisam de pessoas proativas.

As razões disso é que os profissionais proativos transformam as dificuldades em novas oportunidades; agem antes de tudo parecer perdido. Exercite essa característica! Seja mais minucioso em relação às situações da empresa e, quando perceber alguma ameaça, coloque-se à disposição para ajudar.



3. Otimismo

Trabalhar numa empresa pode trazer satisfação profissional, mas também pode ser um campo de situações adversas, cheio de problemas quase irrealizáveis. Pior do que esse cenário é ter ainda um profissional pessimista. Vamos virar esse jogo?

As empresas requerem profissionais otimistas que encaram as adversidades naturais que o mercado passa. Um otimista lida com a rotina de forma positiva, resiste e trabalha para superar as pressões externas. Se quiser ser contratado, mantenha-se sempre com uma visão mais generosa sobre as coisas e espante pensamentos de que tudo vai dar errado.



4. Bom relacionamento interpessoal

Um profissional que se tranca na sala, evita os colegas e não conversa com ninguém nem na hora do cafezinho, possivelmente não vai se destacar na empresa. É preciso entender que você faz parte de uma organização e que manter contato com os outros é primordial.

Pessoas que conseguem estabelecer um bom relacionamento interpessoal têm uma melhor relação de pertencimento com o ambiente de trabalho, e com isso entendem mais perfeitamente as metas e objetivos da empresa. Converse com todo mundo, desde o funcionário da recepção até seu chefe. Assim, você constrói um ambiente profissional agradável e não vai ser esquecido pelos outros.



5. Adaptabilidade

Essa é também uma das características profissionais mais procuradas pelas companhias. Recruta-se cada vez mais profissionais flexíveis, que demonstram disposição para encarar desafios e que se encaixam com facilidade em ambientes de adversidade.

Um aspecto que tem demandado muita adaptabilidade por parte dos colaboradores é a adequação às novas tecnologias. Elas já estão aí e fazem parte do dia a dia da empresa. Então, procure conhecer os softwares e aplicativos da sua área de atuação. Estar atento a essas novidades é demonstrar a sua adaptabilidade nos tempos atuais.



6. Integridade

Além de qualificações dadas pela academia ou pelo mercado de trabalho, a integridade é essencial. Alguém que avisa que não vai poder entregar no prazo estipulado, que não mente sobre suas potencialidades e que respeita o trabalho dos outros é uma pessoa íntegra.

Dentro de um ambiente de trabalho, a ética deve ser exercitada. Uma pessoa íntegra preserva seus valores, além de transmiti-los para quem está à sua volta. Sendo íntegro, você se torna um profissional que todos admiram, com relevância na empresa.


 

7. Sinergia com os valores da empresa

Profissionais que destoam quanto aos princípios e objetivos da organização, possivelmente não conseguirão desempenhar um bom trabalho. É preciso ter compatibilidade com os valores da empresa para poder entregar um serviço ou produto adequado para o público-alvo daquele negócio.

Sendo assim, informe-se sobre a missão e as novas frentes de atuação que a empresa tem desenvolvido em seus projetos. Quando colaboradores e empresa caminham alinhados, o sucesso está garantido.



8. Humildade

Tanto para os mais jovens, quanto para os mais experientes, é preciso ter em mente que existe muito ainda a aprender. A humildade tem muita aceitação no ambiente corporativo, devido à necessidade de agir com modéstia diante de críticas e sempre ouvir, independentemente do nível hierárquico.

Portanto, demonstre que você consegue compreender a opinião vinda de outra pessoa e que está disposto a refazer algo que não foi bem aceito. Ser humilde pode garantir a você um crescimento profissional consistente e uma boa colocação na empresa.



9. Uma pós-graduação como diferencial

Hoje em dia, uma graduação já não é mais capaz de garantir uma boa posição no mercado de trabalho, concorda? Com as crescentes complexidades do mundo do trabalho, uma empresa exige colaboradores pós-graduados capazes de oferecer soluções inovadoras.

Um urso de pós-graduação permitirá que você aprofunde conhecimentos na sua área de atuação e adquira novas competências, além de garantir uma progressão na carreira, já que muitas empresas valorizam mais seus funcionários com pós-graduação. É muito comum, em momentos da vida, levar em conta as condições para continuar estudando. Sendo assim, tente pensar um pouco sobre a importância de fazer uma segunda graduação ou especialização.

Essas foram algumas características profissionais mais interessantes para contratação pelas empresas. Mesmo para você que já possui algumas delas, não deixe de exercitá-las e continuar se aprimorando. É com tempo e persistência que você vai consolidar suas melhores competências, conquistando o interesse de recrutadores e até mesmo do seu futuro chefe.

Depois de conhecer essas características, que tal conferir o portfólio de cursos do Portal Educação e dê um passo à frente na sua carreira profissional.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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