A prática profissional do assistente social

Iniciação Profissional

11/05/2016

A teoria define a intenção da prática profissional, sendo assim não existe prática profissional sem teoria, pois a teoria fundamenta a intervenção do profissional. O objeto de intervenção define onde o profissional irá atuar, desta forma a questão social é o objeto genérico do serviço social. A atuação do serviço social está intrisicamente ligada com as demandas do sistema capitalista.

O serviço social surgiu no Brasil na década de 1930, no auge do reformismo conservador, interligada ao catolicismo, tendo uma concepção de caridade e como profissão inscrita na divisão social do trabalho, propendendo subsidiar o controle social a partir do agravamento dos conflitos entre capitalistas e trabalhadores.

A teoria marxiana possibilitou considerar a questão social como objeto de intervenção do serviço social, uma vez que Marx considera que o processo de trabalho visa atender as necessidades humanas. Entretanto, o trabalhador fornece sua força de trabalho e o capital gerado vai para o capitalista, o que Marx chama de mais-valia.

“O produto, de propriedade do capitalista, é um valor-de-uso, fios, calçados etc. Mas, embora calçados sejam úteis à marcha da sociedade e nosso capitalista seja um decidido progressista, não fabrica sapatos por paixão aos sapatos. Na produção de mercadorias, nosso capitalista não é movido por puro amor aos valores-de-uso. Produz valores-de-uso apenas por serem e enquanto forem substrato material, detentores de valor-de-troca. Tem dois objetivos. Primeiro, quer produzir um valor-de-uso, que tenha um valor-de-troca, um artigo destinado à venda, uma mercadoria. E segundo, quer produzir uma mercadoria de valor mais elevado que o valor conjunto das mercadorias necessárias para produzi-la, isto é, a soma dos valores dos meios de produção e força de trabalho, pelos quais antecipou seu bom dinheiro no mercado. Além de um valor-de-uso quer produzir mercadoria, além de valor-de-uso, valor, e não só valor, mas também valor excedente (mais valia). Tratando-se agora de produção de mercadorias, só consideramos realmente até aqui um aspecto do processo. Sendo a própria mercadoria unidade de valor-de-uso e valor, o processo de produzi-la tem de ser um processo de trabalho ou um processe de produzir valor-de-uso e, ao mesmo tempo, um processo de produzir valor”. (MARX, Karl)

Neste período, o profissional desempenhava um trabalho moral voltado para a igreja católica, tendo um papel de moralizador e educador da classe trabalhadora. Atualmente, o profissional é articulador e mediador, possui uma visão crítica e plena consciência de que os usuários são sujeitos históricos e de direitos.

Sendo assim, o projeto ético político da profissão resulta das constantes lutas de classes, que busca uma sociedade igualitária a prática profissional deve ser propositiva e estar embasada teoricamente. Atualmente, a profissão é regida pela lei 8.662 /93, que define os direitos e deveres do assistente social, ou seja, suas competências e atribuições.

Os meios utilizados para intervenção do profissional são os instrumentos tais como: conhecimento, recursos técnicos, recursos materiais, recursos organizacionais e recursos financeiros. Podemos, então, definir como instrumentos as entrevistas grupais, individuais, visitas domiciliares, relatórios, levantamento sócio econômico, escuta ativa, dossiês, observação, pesquisa, análise institucional, visita domiciliar, etc.

É valido ressaltar que a pratica profissional deve estar sempre respaldada em uma base teórica, calcadas na dimensão teórico metodológica, técnica operativa e ética política.
 
Referências bibliográficas

IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na Contemporaneidade: Trabalho e Formação Profissional. 12ª ed. São Paulo, Cortez, 2007.

Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ma000067.pdf Acessado em: 15/04/2016.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Keila Cristina Sampaio dos Santos

por Keila Cristina Sampaio dos Santos

Especialista em Gestão de Serviço Social pela instituição de Ensino Portal educação/Dom Bosco, graduada pela Anhanguera. Atuação em acolhimento institucional de crianças e adolescentes, habitação e CRAS.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93