Três Profissões, uma Perspectiva e Diversas Diferenças

Arquiteto, Decorador e designer de Interior: A confusão entre as profissões
Arquiteto, Decorador e designer de Interior: A confusão entre as profissões

Iniciação Profissional

03/03/2016

É muito comum entre as pessoas, na hora de contratar os serviços de um profissional de designer de interiores, confundi-lo com um Arquiteto e isso pode ser muito perigoso. Eles podem propor ao cliente alterações, aberturas, ampliações e demolições que podem comprometer as estruturas e posteriormente vir a ter complicações ainda maiores.

Esses profissionais não dispõem de certificações que os habilitem a interferir na estrutura física do imóvel, e , se por acaso vir a acontecer algum acidente, o cliente não terá a quem responsabilizar.


Mas qual é a diferença entre o Arquiteto, Decorador e Designer de Interiores?

Arquiteto é o profissional responsável por ajudar o cliente na escolha do terreno, onde será iniciada a obra de construção, ou seja, a implantação do projeto, com parecer sobre a localização, legislação idílica e urbana, aspectos ambientais e topográficos.

Decorador é o profissional formado, ou um autodidata, e suas atribuições são muito restritas. Sua função é de apenas escolher acessórios, móveis e cores do ambiente sem alterar fisicamente a obra ou interferir no detalhamento dos mobiliários, pois essa função é do designer de interiores.

Designer de interiores exerce também o trabalho de decorador e tem a função de elaborar espaços, de acordo com as normas técnicas de ergonomia, térmico e luminotécnica além de suprir as necessidades do cliente.

Segundo Gislaine Vargas Saibro, arquiteta urbanista e conselheira suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, o designer de interiores ainda não é reconhecido como uma profissão regulamentada e o principal entrave encontrado pelos profissionais é em relação à proibição de mexer com a estrutura física do ambiente, como derrubar ou construir paredes.

Designer de interiores e o decorador, são profissões voltadas para elementos de decoração, como cortinas, tapetes, mobílias, luminárias ou outros elementos que completam o interior dos ambientes. Eles podem ser indicados para planejar espaços internos e definir acabamentos, mas não podem fazer qualquer tipo de alteração nas estrutura do ambiente. Mesmo que o profissional tenha experiência, essa função cabe ao arquiteto.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93