Aproximando a Teoria da Realidade na sala de aula

Sucesso das aulas em relação ao ensino/aprendizagem da língua
Sucesso das aulas em relação ao ensino/aprendizagem da língua

Idiomas

02/10/2012

Estabelecer um sistema de comunicação funcional nas escolas públicas tem sido uma preocupação constante para os professores, mas, como vimos no Módulo II, existem barreiras difíceis de transpor para alcançar os objetivos.



As teorias de aquisição da linguagem que estudamos servem para embasar um estudo aprofundado dos professores em relação à adaptação destas teorias dentro da sala de aula. Esta reflexão leva ao amadurecimento profissional e ao sucesso das aulas em relação ao ensino/aprendizagem da língua.



O trabalho com projetos embasado nas teorias tem funcionado muito nas escolas públicas e despertado o interesse das crianças e adolescentes, que percebem que estudar inglês não se resume a decorar o verbo To be ou decorar como “montar” frases afirmativas e transforma-las em negativas e interrogativas.



A seguir, veremos algumas dicas importantes para o trabalho com projetos.

A) Primeiro Passo: a escolha do tema

• O tema pode ser selecionado a partir do próprio conteúdo curricular, a partir de iniciativas da Unidade Escolar ou do interesse dos alunos.

Ex.: from home to school



• Após a escolha, pense em desdobramentos interessantes (tanto para você quanto para os alunos) e que valeriam a pena pesquisar e conhecer. Para isso, procure elaborar perguntas que despertem interesse, mas que podem não ter respostas (ainda).



Ex.: Os alunos moram todos nos arredores da escola? Há avenidas, ruas e alamedas? Como são as vias públicas da região (arborizadas, pavimentadas, com calçamento, buracos)? A escola atende bairros diferentes? Qual é a origem do nome da rua da escola? Será que os alunos sabem a origem do nome das ruas em que moram?



• Pesquise e descubra as respostas para as perguntas que você formulou. Pesquise, também, materiais e atividades que tenham afinidade com o tema. Lembre-se que o projeto visa possibilitar a construção de conhecimentos (no plural) e não apenas de conhecimento linguístico.



B) Segundo Passo: transposição dos conteúdos em objetivos de aprendizagem

• Visualize o que você espera que os alunos façam de concreto para que o projeto, que é inicialmente uma idealização, se materialize. Com crianças, é especialmente importante a experiência concreta.



Ex.: Os alunos vão produzir um livreto sobre o bairro, subdividido em capítulos que corresponderão aos temas trabalhados nas aulas (a casa e a rua em que os alunos moram, a escola e a rua em que se encontra).


• Avalie as limitações que você poderá enfrentar. Será possível incluir fotos? Com quais materiais você pode contar? Quanto tempo você terá para o projeto? Há outras atividades previstas na U.E. para o período em que o projeto será desenvolvido? É possível incorporar estas atividades ao seu projeto?

• Consulte o referencial curricular e veja quais conteúdos podem ser contemplados



• Elabore as sequências didáticas



Ex.: livreto com três partes que correspondem a três sequências didáticas: my house, my street, my school. Vale dizer que cada sequência didática (o desenvolvimento das aulas, propriamente dito) é “self-conteined”, ou seja, tem começo, meio e fim e parte do projeto.



Uma sequência didática não é uma lista de atividades, mas uma atividade interligada a outra com objetivos comuns e que podem começar de uma atividade mais simples e ir progredindo para atividades mais complexas.



Dado o fato de que cada sequência dura mais do que uma aula, é possível que os alunos “se esqueçam” do grande projeto quando estiverem se dedicando às tarefas inerentes àquela sequência. Cabe ao professor lembra-los do grande objetivo do projeto, principalmente nos momentos de fechamento das sequências didáticas.



Ex.: Sequência didática – My house


Nas aulas dedicadas à esta sequência, você vai apresentar os conteúdos, praticá-los e estabiliza-los, usando técnicas e repertório que você tem tais como, picture description, reading passages, story-telling, games, drawings, word puzzles, riddles, etc. Como síntese desta sequência, os alunos terão para a aula folhetos de empreendimentos na cidade, de preferência no bairro, que contenham a planta baixa de um imóvel. Após estudar como as plantas são feitas, os alunos farão as plantas de suas próprias casas com as legendas em inglês. No verso, ou em outra folha, farão a descrição do imóvel a partir de um texto elaborado coletivamente (que pode ser a descrição de um dos folhetos de empreendimentos). Esta atividade síntese será editada e/ou corrigida pelo professor e guardada para posterior confecção do livreto.



• Apresente a proposta aos alunos, acolha sugestões, verifique o que eles sabem sobre o tema (não necessariamente em inglês), o que gostariam de saber, etc.



Ex.: Pode ocorrer de os alunos sugerirem fazer uma maquete ao invés das plantas. Reflita e discuta o grau de complexidade da proposta com os alunos antes de embarcar em algo que você não vai conseguir levar a bom termo.



• Elabore um cronograma de atividades e apresente-o aos alunos e, se houver sugestões eficazes, faça as alterações necessárias.



Ex.: Confeccionar um cronograma em folha sulfite que será colado no caderno de cada aluno e, à medida que as etapas forem concluídas, peça que assinalem o que já foi feito.



C) Terceiro Passo: Exposição dos trabalhos realizados

• Preveja algumas aulas para a montagem do produto final. Dê preferência, no início do trabalho com projetos, a produtos finais (individuais ou em pequenos grupos) que tenham a mês estrutura, ou seja, todos farão basicamente as mesmas coisas. Quando estiver mais seguro com este procedimento, você pode passar a ter grupos de alunos responsáveis pela produção e finalização das diferentes partes que compõem um único produto final coletivo.



Ex.: Todos os alunos confeccionarão seus livretos, que são, na verdade, a coletânea organizada dos trabalhos das sequências didáticas. Neste momento, os alunos devem fazer a capa, o índice e podem incluir uma dedicatória.



• Monte a exposição dos trabalhos. Será preciso decidir se ela será feita em um espaço comum da escola (o pátio, por exemplo) ou na própria sala de aula. Como se trata de uma realização dos alunos, haverá inúmeras diferenças entre os trabalhos, mas todos devem ser valorizados.

D) Quarto Passo: Recapitular o processo


• Para finalizar, de fato, o projeto é preciso retomar todo o percurso e promover um momento de avaliação dos trabalhos realizados, podendo utilizar fichas para que, juntos, vocês façam um balanço final do projeto.



Esta avaliação servirá também para que o professor avalie todas as atividades realizadas, técnicas utilizadas, produto final elaborado e se houve aprendizagem significativa dos alunos. Após esta reflexão, o professor poderá reformular e utilizar o projeto em outra turma.



Para orientação e melhor organização do trabalho para os professores, elaboramos um esqueleto com as etapas que fazem parte de um projeto a seguir:



• Justificativa: Motivo pelo qual escolheu esse tema para desenvolver com sua classe. Na justificativa, você deve contar como conversou com o grupo a respeito do tema ou porque concluiu ser importante para o grupo estudar determinado assunto.


• Objetivo compartilhado com o grupo: É o objetivo geral e o combinado com a turma sobre o fechamento do projeto (qual a participação dos alunos para que o fechamento seja ótimo?)



• Objetivos específicos: Escreva e planeje no máximo três objetivos e seja realista. O que realmente deseja que sua turma aprenda com o que elegeu?


• Conteúdos: Da mesma forma que nos objetivos, seja prático e planeje poucos conteúdos para que possa de fato fazer um bom trabalho contemplando os escolhidos.



• Intervenções: São as aulas descritas com o máximo de detalhes para que qualquer leitor saiba exatamente o eu acontecerá.

Dica: não realize projetos intermináveis. Dê datas às aulas.



• Avaliação: Utilize diversos métodos de avaliação: identificação da legenda da planta da casa, leitura do texto compartilhado, elaboração do texto individual com base no texto compartilhado. A avaliação não é feita somente de “observações” nem tão pouco de “provas”.



• Bibliografia e materiais utilizados: Tudo o que você utilizou para pesquisa pessoal e da turma incluindo jornais, artigos, softwares, vídeos, revistas, livros, enciclopédias, etc.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

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