A importância da Fisioterapia Oncológica

O câncer é o crescimento exagerado de células anormais
O câncer é o crescimento exagerado de células anormais

Fisioterapia

29/04/2016

Oncologia é um termo usado para ciência que estuda tumores e câncer, desde sua origem, ao desenvolvimento e tratamentos. O câncer é o crescimento exagerado de células anormais, conhecido com neoplasia.

O profissional em Oncologia é um médico que se preocupa com os cuidados do paciente, prescrevendo quimioterapias, hormonioterapia e terapia biológica.

O fisioterapeuta oncológico possui algumas terapias de tratamento indicado pelo médico oncológico. Após passar pela quimioterapia, o paciente normalmente fica debilitado e o papel do fisioterapeuta oncológico oferece uma reabilitação desse paciente.

No pré e pós-operatório, o paciente necessita de uma atenção especial, pois normalmente passar por dores, fibroses, retrações, encurtamento de músculos e o fisioterapeuta podem passar algumas atividades para ativar o movimento provocando elasticidade aos músculos e fortalecimento.

Atividades como exercícios de alongamento, eletroterapia, massagem linfática, técnicas para analgesia (perda de sensibilidade) entre outras atividades exercidas apenas por profissionais da fisioterapia para melhor qualidade de vida dos pacientes.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93