Fisioterapia Pré e Pós-Operatório no Câncer de Mama

A fisioterapia deve ser feita a partir da descoberta do câncer
A fisioterapia deve ser feita a partir da descoberta do câncer

Fisioterapia

06/04/2016

É muito importante que após a cirurgia mastectomia a paciente tenha auxilio de um fisioterapeuta para que a mulher não tenha nenhum problemas futuro, para uma boa adaptação e qualidade de vida.

A fisioterapia deve ser feita a partir da descoberta do câncer com quimioterapia, radioterapia, cirurgia, e hormonioterapia.

No pré-operatório o acompanhamento é feito para policiar a postura de tensão do paciente, orienta o paciente em relação aos curativos, e identificar as possíveis complicações pós-operatórias.

Enquanto que no pós-operatório, o paciente tem dificuldade em levantar os braços, colocar roupa, entre outras atividades antes executadas normalmente. Na fisioterapia é possível identificação de possíveis alterações neurológicas, edemas linfáticos e alterações respiratórias.

Se após esse policiamento de um fisioterapeuta não for identificado problemas, a paciente tem alta podendo ir para casa, mas sempre com os cuidados de fazer as massagens diárias. No 15º dia a paciente já poderá ter todos os movimentos do braço.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93