Por que número de artrite reumatoide está aumentando em mulheres?

Mais de 21 milhões de pessoas no mundo inteiro sofrem da doença.
Mais de 21 milhões de pessoas no mundo inteiro sofrem da doença.

Fisioterapia

02/04/2009

A artrite reumatoide é uma condição inflamatória crônica das articulações causada quando o sistema imunológico ataca os próprios tecidos, ocasionando danos e dor. As taxas de artrite reumatoide entre as mulheres começam a aumentar em razão de fatores ambientais, diz estudo.

Mais de 21 milhões de pessoas no mundo inteiro sofrem da doença, cerca de um milhão no Brasil. Estudos anteriores mostram que a doença diminuiu nas mulheres de 1955 a 1994, com um número de 36 novos casos em 100 mil pessoas. Já a partir do ano seguinte, entre 1995 e 2005, houve um aumento de 18 novos casos, totalizando 54 casos neste período.

Para a fisioterapeuta e tutora do Portal Educação, Tatiana Leme, “o estudo proposto pelos especialistas é muito importante para ajudar a determinar o porquê do aumento dos casos da artrite reumatoide”. O próximo passo será analisar dados que divulgam se o aumento da incidência reflete no número de casos leves ou graves. “Espero que assim possamos buscar novamente a redução do número de casos da patologia”, finaliza a fisioterapeuta.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93