FIBROMIALGIA: Quando o que dói são os músculo

Cerca de 25% dos doentes, ao fim de 10 anos, já não tem a doença
Cerca de 25% dos doentes, ao fim de 10 anos, já não tem a doença

Fisioterapia

07/12/2015

São estes os critérios fundamentais para se diagnósticar esta doença.

 

São 18 os pontos que estão estabelecidos e é preciso que pelo menos 11 desses pontos tenham dor à pressão digital para ser constituido diagnóstico.

 

Depois existem outros sintomas que tambem são frequentes:

- Diria que em 75 % dos pacientes existe fadiga crônica e sono não retemperador, isto é, o doente acorda mais cansado do que quando se deitou na véspera.

- Outras mais raras, como  as cefaleias ou as alterações de humor.

 

Sabe-se que são as mulheres quem mais sofre desta doença, mas não se cenhece a razão para que tal aconteça. Nos pacientes que tenho com esta patologia, diria que por cada homem, há nove mulheres.

A origem desta doença ainda não é conhecida, havendo alguns estudos que pretendem encontrar uma resposta, como o que relaciona esta patologia com a hormona do strss. O que se sabe desta hormona do stress, o cortisol, é produzida pela parte superior na glândula Supra-renal, acima dos rins. Não á uma produção constante, o que há é uma produção de sete, oito ou nove picos diários.

Podemos tambem relacionar esta doença com o sono, sabe-se que uma pessoa que seja privada do sono, durante 3 ou 4 noites seguidas, pode retroduzir a sintomatologia da fibromialgia.

Outra ligação é as alterações emocionais e psiquiátricas, pelo menos 1 em 3 dos doentes apresentam depressão na altura do diagnóstico.

 

Estamos perante uma doença crónica que diminui bastantes a capacidade das pessoas afectadas.

As dores, embora sejam generalizadas, ocorrem sobretudo a nível do pescoço, dos ombros, da coluna, da zona lombar e das ancas.

 

O tratamento a nível médico passa por medicação, mas cada vez mais pessoas recorrer á Osteopatia para ajudar a reduzir os picos de crises, sabe-se que apesar das dores serem musculares, a causa não é muscular.   

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Nuno Fidalgo

por Nuno Fidalgo

Formado em Osteopatia Integral (Estrutural, Visceral, Craneal, Pediátrica, Ginecologia), Termografia Clinica, Master em Quiromassagem Superior, Reflexologia Podal, Medicina Quântica, Tui Pediátrico, Bandas Neuromusculares e Kinesio Tape em Pediatria, várias formações na área de Fisioterapia e Enfermagem. Pode saber mais no meu site:(www.drnunofidalgo.blogspot.pt)

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93