Maitland

Livro sobre Maitland.
Livro sobre Maitland.

Fisioterapia

22/06/2015

O conceito de Maitland, assemelha-se muito ao da Osteopatia, no entanto, trata-se mais de uma mobilização de estruturas do que de uma manipulação, como ocorre na Osteopatia.

Maitland também era fisioterapeuta. Nascida (isso mesmo! Maitland era ela, uma mulher) na Austrália, foi criadora do método que levou o seu nome. Sendo assim, é um método predominantemente fisioterápico.

Ela considerava que os conceitos de mobilização e manipulação podem ser diferenciados. Isto dependerá da ADM (amplitude de movimento) a mais, ou acessória, onde se pode conseguir executar o movimento. Podemos entender esta afirmação quando estas técnicas de movimentos a mais são subdivididas em níveis de oscilações.

Por esta razão, Maitland subdividiu sua técnica em cinco níveis, que são utilizados pelos terapeutas para quantificar a intensidade de aplicação dos movimentos.

A estipulação dos níveis deve levar em consideração o local dentro da ADM, onde a técnica é aplicada, e a profundidade de penetração do movimento dentro da mesma.

Estes níveis podem ser ajustados para serem utilizados na ADM dentro da articulação. Ou seja, qualquer nível de aplicação pode ser utilizado independentemente da quantidade de ADM existente na articulação.


– História

Como dito anteriormente, Geoff Maitland era uma fisioterapeuta de origem australiana que estabeleceu os fundamentos da fisioterapia de manipulação.

No ano de 1961, Maitland ganhou uma bolsa de estudos para estudar na Inglaterra, começando os seus estudos sobre as diferenças entre manipulação e mobilização, influenciada por James Cyriax.

Em 1964, lançou a primeira edição do livro "Manipulação Vertebral", recentemente traduzido para o nosso idioma (2002).

Em 1967, já era uma autoridade no assunto, ajudando na luta da classe de fisioterapeutas para atuar na área de terapias manipulativas.

Em 1968, publicou "Manipulação Periférica", ainda não traduzido. Ao retornar para a Austrália, iniciou a aplicação da abordagem terapêutica através do Método Clinical Reasoning (Raciocínio Clínico). A técnica trata-se da tomada de decisão onde o fisioterapeuta é um investigador, criando questões objetivas para poder chegar a um diagnóstico fisioterapêutico mais preciso (EDWARDS e col., 2004).

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93