A Tecnologia Assistida na Inclusão Escolar

Ponteira de cabeça para mobilidade do pescoço
Ponteira de cabeça para mobilidade do pescoço

Fisioterapia

15/11/2014

As tecnologias assistidas são meias de adaptações a pessoas com algum tipo de limitação ou dificuldade inserindo o indivíduo no contexto social, escolar ou familiar de forma que fique melhor adaptado e consiga realizar tarefas e funções antes impossibilitado ou com muita dificuldade. No atendimento educacional especializado, que acontece nas salas de recurso multifuncionais o aluno tem a oportunidade de utilizar materiais e equipamentos que fazem parte da Tecnologia Assistida, também conhecida pelas siglas TA e garantir que o aluno incluso participe das atividades escolares.


A TA compõe-se de uma gama de recursos e serviços que favorecem ou auxiliam na independência, na inclusão e na qualidade de vida, essa tecnologia faz com que a pessoa com deficiência tenha acesso ao computador, a comunicação, a mobilidade e as tarefas do cotidiano. Essas ajudas tecnológicas, ou seja, recursos que são instrumentos facilitadores e serviços que são o meio em que esses instrumentos precisam para funcionar ou a melhor utilização, são divididos de acordo com seus objetivos funcionais.


Os Auxílios para a Vida Diária e Vida Prática, facilitam as atividades do cotidiano, ao vestir, alimentar, banhar, cozinhar, são materiais como garfos, colheres, facas, modificados para o tipo de deficiência, no ambiente escolar utiliza-se tesoura adaptada, engrossadores, alfabeto móvel e pulseiras imantadas entre outros. Na Comunicação Aumentativa e Alternativa – CAA atendem aqueles que não apresentam a fala ou escrita funcional ou alguma defasagem nesse aspecto e utiliza estratégia de gestos, fotos, símbolos e expressões de sim e não, auxiliando a se comunicar com o meio externo.


Recursos de Acessibilidade ao Computador ajudam a pessoas com alguma incapacidade físico/funcional a ter acesso ao computador, são programas e interfaces adaptadas como teclados e acionadores possibilitando autonomia ao computador. O Sistema de Controle de Ambiente faz a interação das pessoas com limitações motoras ao ambiente, acionam portas, janelas, luz elétrica, através de um controle remoto. Projetos Arquitetônicos para acessibilidade, de acordo com a deficiência (motora, cognitiva...) é desenvolvido mudanças nos ambientes com acessibilidade a todos.


Órteses e Próteses, as próteses substituem partes do corpo e as órteses facilitam o funcionamento de segmentos do corpo como as cadeiras de rodas, calhas, bengalas e extensores de punho e etc. São Adequação Postural, assentos e encostos que ajudam a adequação de um cadeirante por exemplo. O Auxílio de Mobilidade facilita o processo de ir e vir, cadeira de rodas motorizadas, bengalas, scooters, entre outros.


O Auxílio para Pessoas com Cegueira e Baixa Visão, promove a autonomia a esse tipo de deficiência, utilizando o sistema de comunicação em Braille, através de livros impressos, impressoras em Braille, lupas eletrônicas, calculadoras ampliadas entre outros. Auxílio para Pessoas com Surdez ou com Deficiência Auditiva, são aparelhos auditivos e equipamentos que ampliam o som. As Adequações em Veículos são recursos que facilitam a pessoa com deficiência física o ato de dirigir, tipo elevadores e carros totalmente adaptados.


A TA são recursos utilizados para cada caso e acompanha o aluno em todos os ambientes necessários (escola, família e comunidade). Nas escolas o professor do AEE orienta a família e o professor da sala regular quanto ao uso destes recursos e cria alternativas adequadas a cada situação. As atividades e jogos adaptados contribuem para a ampliação das possibilidades de ensino e de interação social, são recursos concretos com propósito pedagógico.


Um exemplo seria um aluno com baixa visão, ele poderia utilizar a lupa eletrônica que é um recurso de TA em uma atividade de sala de aula com mapa do Brasil confeccionado em alto relevo com diferentes texturas, que seria uma atividade adaptada ao aluno, pois o aluno precisa estar inserido nas atividades comuns, através das atividades adaptadas que auxiliam no processo ensino e aprendizagem, buscando melhores resultados.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Alessandra Damasceno Santos

por Alessandra Damasceno Santos

Fisioterapeuta formada em 1999 pela Faculdade Pestalozzi de Niterói, pós graduada em Psicomotricidade e Gestão, Supervião e Orientação Escolar, Especializando em Atendimento Educacional Especializado. Trabalho na SEDUC, no setor de Inclusão e Diversidade desde 2013, responsável pelos deficientes físicos da rede. Este ano inicializei o blog: inclusaododeficiente.blospot.com.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93