Acessibilidade e riscos domiciliares aos idosos

É expressivo o crescimento da população idosa no Brasil
É expressivo o crescimento da população idosa no Brasil

Fisioterapia

17/10/2014

É expressivo o crescimento da população idosa no Brasil, este é considerado fenômeno mundial, pois vem ocorrendo de forma acelerada. Dinâmico e progressivo, o processo de envelhecimento agrega alterações morfológicas, funcionais, psicológicas, biológicas, estruturais e fisiológicas que modificam todo o organismo, de forma a alterar seu funcionamento.


As limitações impostas ao idoso pelo avanço de idade e declínio de sua capacidade funcional trazem consequências que refletem no ambiente em que ele está inserido, comunidade, família e seu domicílio. O ambiente domiciliar agrega valores econômicos, sociais, afetivos e de saúde exercendo influência na vida do idoso e no seu bem-estar.


Neste contexto, dois critérios devem ser levados em consideração no domicilio em que o idoso esta inserido, a segurança e a acessibilidade a fim de diminuir os riscos a situações de vulnerabilidade como as quedas, que constitui consequência das alterações próprias do envelhecimento saudável. As questões relacionadas à segurança ambiental abrangem um espectro de variáveis e por isso têm sido tratadas dentro de uma esfera multiprofissional, da qual faz parte o fisioterapeuta.


Estudos atuais evidenciam que o ambiente domiciliar apresenta características que funcionam como barreiras que podem representar riscos para a população idosa, uma vez que elas intimidam e inibem a expressão das habilidades, oferecendo poucas oportunidades no desenvolvimento de seus potenciais. A maioria das quedas relatadas pelos idosos foi relacionada a problemas com o ambiente no qual está inserido.


Assim sendo, necessidades especiais requerem por vezes soluções específicas e direcionadas para a população de que se trata. Um ambiente propício e satisfatório para o idoso é aquele que oferece segurança e acessibilidade a fim de proporcionar ganho de autonomia e mobilidade. Um ambiente domiciliar apresentado com barreiras ou sem facilitadores pode restringir o desempenho do idoso. É primordial, portanto, que o idoso tenha acessibilidade em seu domicilio a fim de diminuir riscos de quedas e contribuir para o alcance do ciclo máximo da vida.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Erika Gomes Alves

por Erika Gomes Alves

Fisioterapeuta, Formada pela Universidade Nilton Lins, Pós Graduanda em Gerontologia eSaúde do Idosos UEA- AM, Traumato Ortopedia Fisiocurso Manaus AM.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93