Função da Fisioterapia em Traumato- Ortopedia e Reumatologia

Fisioterapia em Traumato-Ortopedia e Reumatologia
Fisioterapia em Traumato-Ortopedia e Reumatologia

Fisioterapia

13/10/2014

No Brasil, a Fisioterapia teve início após a implantação da mesma como solução dos altos índices de acidentes de trabalho que existiam. O profissional precisava curar/reabilitar os pacientes desses acidentes para que os mesmos pudessem retornar as suas atividades no sistema produtivo, ou pelo menos, atenuar os sofrimentos ou até mesmo recuperá-lo e reabilitá-lo para suas condições anteriores (REBELATTO; BOTOMÉ,1999).


A palavra ortopedia surgiu do grego Orthos (correto) e Pedia (criança), com significado etimológico de correção dos defeitos da criança. A história da ortopedia é tão antiga quanto à história da medicina, mesmo não sendo chamados de ortopedistas os antigos médicos que tratavam das afecções do aparelho locomotor.


A ortopedia que teve um enorme desenvolvimento nos últimos 20 anos; é uma ampla especialidade clínica e cirúrgica dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento de moléstias e lesões do sistema musculoesquelético. Seu campo de ação não esta confinada aos ossos e articulações, inclui ainda os músculos, tendões, ligamentos, bolsas, nervos e vasos sanguíneos, o sistema músculo esquelético e tudo que o movimenta (MARGOTTI, 2003).


A fisioterapia Traumato-Ortopédica atua na investigação, prevenção e tratamento das doenças dos ossos, músculos, articulações e ligamentos. Estando inserida no processo de reabilitação de fraturas, entorses ligamentares, amputações, lesões musculares, LER/DORT, distúrbios mecânicos da coluna vertebral, pós-cirurgias, dentre outras, utilizando recursos, objetivando alívio de quadro álgico, eliminação de processo inflamatório, melhora na circulação sanguínea, fortalecimento muscular, recuperação de movimentos, equilíbrio, propriocepção e reeducação postural.. Inclusive evitando que estas ocorram, ou que suas repercussões funcionais sejam diminuídas, em muitos casos a atuação destes profissionais também evita a realização de um processo cirúrgico, trabalhando de forma preventiva.


A fisioterapia em Reumatologia é responsável por prestar assistência nas demandas funcionais do aparelho locomotor, desde a prevenção das deformidades geradas, como também no tratamento das patologias já instaladas. Além disso, evita a progressão dos sintomas, buscando uma melhor qualidade de vida para paciente. Para isso, utiliza recursos com o objetivo de minimizar o quadro álgico do paciente, processos inflamatórios e incapacidades.


Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Dinart Bezerra Alexandre Sobrinho

por Dinart Bezerra Alexandre Sobrinho

Discente do curso de Fisioterapia da Faculdade Maurício de Nassau unidade Campina Grande - PB

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93