O Terapeuta Ocupacional na Equoterapia

Utiliza as atividades e adaptações do meio equestre
Utiliza as atividades e adaptações do meio equestre

Fisioterapia

01/07/2014

O T.O. na Equoterapia participa do processo de avaliação, bem como na indicação de procedimentos interventivos, formas de atuação, instrumentos adaptativos e avaliação dos processos ocorridos, tendo como principal função analisar a atividade com o propósito de objetivar o processo interventivo a ser usado, facilitar, estimular, e mediar a relação terapêutica, buscar a codificação e significado nas diferentes vivências.


Utiliza as atividades e adaptações do meio equestre para desenvolver as habilidades nos âmbitos:
sensorial, motor, cognitivo e comportamental, com destaque para manipulações pela possibilidade de transferência para AVDs e AVPs.


Dentre estas atividades equoterápicas são trabalhos em solo (atividades equestres adaptadas, dentro de um contexto real, porém sem obrigatoriedade funcional para o equino, inclui ações relacionadas com manejo e atividades lúdicas, tais como: aproximação, reconhecimento, higiene diária, ducha, banho, arriar/ encilhar, alimentação, circuitos e despedida) e montaria (atividade equestre restrita ao ato de estar sobre o dorso do equino, que pode ou não estar em movimento. Inclui ações relacionadas às técnicas básicas de montaria, que podem ser adaptadas, conforme as habilidades do praticante, tais como: transferência, posicionamento, exercícios passivos, exercícios ativos, trocas posturais, atividades lúdicas e técnicas de condução).



FONTE

Cartilha APAE - Passos/ MG

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Juliane Paz Schons

por Juliane Paz Schons

Terapeuta Ocupacional graduada pelo Centro Universitário Franciscano (2011).

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93