Fibromialgia: Fadiga

Foto disponível em: http://www.pinterest.com/pin/28147566395379636/
Foto disponível em: http://www.pinterest.com/pin/28147566395379636/

Fisioterapia

22/04/2014

Um dos sintomas mais recorrentes dos pacientes que apresentam um quadro de fibromialgia é a fadiga, a fadiga tem uma grande taxa de incidência chegando a afetar até 94% dos pacientes. A fadiga é um dos sintomas que mais contribuem para a diminuição do bem-estar dos indivíduos afetados, além de contribuir para a aposentadoria precoce por invalidez.


Entre os fatores mais apontados como causa desse estado de fadiga podemos citar a dor crônica, as alterações no sono e a presença de um quadro de depressão que afeta cerca de 50% dos portadores de fibromialgia. Esses fatores juntos ou isolados já são suficientes para tornar o processo de reposição de energias comprometido.


Para o portador da fibromialgia o ideal é combater tanto os sintomas primários nos pontos de dor como também os sintomas secundários, apenas desse modo o paciente não sentirá os efeitos da fadiga. Adotar uma prática regular de exercícios, fisioterapia e alimentação saudável é fundamental para que o paciente tenha uma qualidade de vida boa dentro das limitações impostas pelo quadro de fibromialgia.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93