O uso do microagulhamento como tratamento de cicatriz de acne

Antes e depois do processo. Veja a diferença
Antes e depois do processo. Veja a diferença

Fisioterapia

20/08/2013

Autora
Mariella Miranda Evangelista - Mestranda em administração dos serviços da saúde, especialista em terapia manual e postural e fisioterapia dermato-funcional.


Resumo
A cicatriz atrófica da acne é uma alteração tecidual que incomoda várias pessoas que sofrem com esta alteração, causando transtornos sociais e psicológicos. Sendo assim constante a busca de tratamentos para melhorar o aspecto da atrofia. Atualmente no mercado são vários os métodos com o objetivo para a melhora da cicatriz da acne, como os químicos e ablasivos. O microagulhamento é um procedimento baseado no uso de micro agulhas, sendo um método simples e natural de regeneração da pele. Esta técnica é indicada especialmente para melhoria da flacidez de pele facial e corporal, estrias, cicatrizes atróficas (brancas) de acne, cirurgia e queimaduras. Tem a vantagem de ser um procedimento feito no consultório, custo baixo, bem tolerado, com período curto de recuperação e pouca dor. A expectativa é de melhora após um mês após a primeira sessão. Nesta técnica, a pele é perfurada superficialmente, criando múltiplos micro-canais. O objetivo é a estimulação da derme com renovação do colágeno e angiogênese, e é denominada Terapia por Indução de Colágeno.


Abstract

Theatrophicacneis atissue changethat bothersmanypeople whosuffer fromthis change, causingsocial and psychological disorders. Thusa constantsearch for treatmentstoimprove the appearance ofatrophy. Currently on the marketthere are severalmethodsin orderto improveacne scar, as chemistsandablasivos. Themicroagulhamentoisa procedurebased on the useofmicroneedles, beinga simple andnaturalskin regeneration. This techniqueisespecially suitableforimprovingsaggingfacial and body skin, striae, atrophic scars(white) from acne, surgery andburns. It hasthe advantage of beinga proceduredone in the office, low cost, well-tolerated, withshortrecoveryandlittle pain. The expectation isimprovement after onemonth afterthe first session. In this technique, the skin is piercedsuperficially, creating multiplemicro-channels. The aimis the stimulationof the dermis withcollagen renewaland angiogenesis, and iscalledCollagenInductionTherapy.

Introdução
Mais recentemente tem sido proposta a utilização de um sistema de microagulhas aplicado à pele com o objetivo de gerar múltiplas micropunturas, longas o suficiente para atingir a derme e desencadear, com o sangramento, estímulo inflamatório que resultaria na produção de colágeno (FERNANDES, 2006).

O microagulhamento recupera a pele envelhecida ao estimular a produção natural de colágeno, de maneira semelhante as técnicas de resufacing, tais como as cirurgias a laser ou técnicas de peeling, e não há praticamente nenhum efeito colateral, aumentando a espessura da pele em 8%, tornando-o a verdadeira solução antienvelhecimento da pele da próxima geração (FERNANDES, 2008).

Além disso, as micro agulhas estimula uma cicatrização natural da derme que induzem a produção natural de colágeno para maximizar as habilidades de recuperação das células da pele ao reduzir rugas, cicatrizes e pigmentação, além de melhorar a firmeza e o tom da pele (FERNANDES, 2008).

Os discos agulhados criam um dano mínimo à derme sem a remoção da epiderme saudável, o que acontece com a aplicação de outras técnicas. Pelo fato da epiderme ficar intacta, o período de cicatrização é rápido. Então mais colágeno pode ser produzido naturalmente (AUST, 2008).

As cicatrizes atróficas são depressões dérmicas mais comumente provocadas por destruição do colágeno durante doenças cutâneas de caráter inflamatório, como acne nódulo-cística ou varicela, ou após traumas, queimaduras e cirurgias. São cicatrizes de difícil tratamento, geralmente abordadas cirurgicamente. Entretanto, tratamentos menos invasivos têm sido utilizados com relativo sucesso (PARK, 2011).
Relato de Caso
Paciente do sexo feminino, 19 anos, fototipo II de Fitzpatrick, apresentava há aproximadamente dois anos cicatriz atrófica na região da face que surgiu após quadro de acne nas fases I, II, III ao longo de quatro anos. Após analise e comprovação da cicatriz atrófica a proposta de tratamento foi a utilização da técnica de microagulhamento utilizando o Derma-Q Premium Quality com micro agulhas de 2.0 milímetros.

Métodos

Antes de cada aplicação, utilizou-se anestesia tópica com lidocaína 4% em creme (Dermomax®) no local a ser tratado. Foram realizadas cinco sessões, com intervalos de 15 dias entre elas, sendo utilizados os seguintes parâmetros: o sistema de deslizamento do roller no sentido horizontal, vertical e diagonal ate alcançar o sangramento da região. Depois feito a limpeza da pele com gaze e solução fisiológica de cloreto de sódio a 0,9% de frascos de 10 ml estéril. Durante o intervalo entre as sessões, a paciente fez uso de (Renopel®) por duas vezes ao dia e fotoprotetor com FPS 50.

Resultado

Ao final das cinco sessões, a paciente evoluiu com melhora significativa das lesões, com a redução da profundidade das cicatrizes e fechamento de poros que estavam dilatados. Foi orientada a continuar o uso do (Renopel®) por um mês, além de fotoproteção.
Discussão
O microagulhamento demonstrou-se opção rápida, segura, eficaz, não invasiva e que não produz perda de volume facial para o tratamento de cicatrizes atróficas. Uma vez que o microagulhamento leva à coagulação tecidual e remodelação dérmica, o que é desejável para o tratamento de cicatrizes atróficas.

O microagulhamento tem sido estudado para o tratamento de cicatrizes de acne e cicatrizes atróficas uma vez que existem poucos estudos que relaciona o microagulhamento com a cicatriz de acne. Em comparação com os outros métodos utilizados para o tratamento da cicatriz de acne como o peeling químico e laser o microagulhamento tem uma resposta positiva uma vez que a fotosensibilidade é menor e se tem maior controle no procedimento.


Conclusão
A demonstração desse caso clínico corrobora a proposta de tratamentos menos invasivos, como terapia por indução de colágeno através do microagulhamento, para dermatoses de difícil tratamento como a cicatriz de acne, com segurança e eficácia.


Referências
Aust MC. Percutaneuos Collagen Induction therapy (PCI)-an alternative treatment for scars. Wrinkles Skin Laxity. Plast Reconstr Surg. 2008;121(4):1421-9
Fernandes D, Massimo S. Combating photoaging with percutaneuos collagen induction. Clin Dermatol. 2008; 26(2): 192-9
Fernandes D. Minimally invasive percutaneous collagen induction. Oral Maxillofac Surg Clin North Am. 2006;17(1):51-63
Park GH, Rhee DY, Bak H, Chang SE, Lee MW, Choi JH, et al. Treatment of atrophic scars with fractional photothermolysis: short-term follow-up. J Dermatolog Treat. 2011;22(1):43-8.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Mariella Miranda Evangelista

por Mariella Miranda Evangelista

Mestranda em Administração dos Serviços da Sáude, pela Universidade de Ciencias Empresariais e Sociais da Argentina; especialista em Dermato-Funcional e Terapia Manual e Postural.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93