Conceitos importantes para o estudo das amplitudes articulares

Os planos anatômicos subdividem-se em seccionais ou tangenciais
Os planos anatômicos subdividem-se em seccionais ou tangenciais

Fisioterapia

10/04/2013

Posição anatômica

Posição de referência, que dá significado aos termos utilizados na descrição das regiões do corpo. O corpo está em postura ereta ou em pé, com os braços ao lado do tronco e as palmas voltadas para frente. A cabeça e pés também estão apontados para frente. Existem expressões utilizadas na descrição da posição do corpo, quando este não se encontra na posição anatômica. Na posição supina, o corpo está deitado com a face voltada para cima. Na posição prona, o corpo está deitado com a face voltada para baixo.

Planos anatômicos

Subdividem-se em seccionais ou tangenciais.

Planos seccionais

-Sagital: plano vertical que passa longitudinalmente através do corpo, dividindo-o em metades direita e esquerda;

-Frontal (coronal): plano vertical que passa através do corpo em ângulos retos com o plano mediano, dividindo-o em partes anterior e posterior;

-Transverso: plano que passa através do corpo em ângulos retos com os planos coronais e medianos. Divide o corpo em partes superior e inferior.

Planos tangenciais Imagine-se um indivíduo em posição anatômica dentro de um caixão de vidro. As seis paredes que constituem o caixão representariam os planos tangenciais: O plano superior é a parede acima da cabeça; o plano inferior é o que se situa por baixo dos pés; o plano anterior é o que passa pela frente do corpo; o plano posterior é o que está atrás das costas e os planos laterais são as duas paredes laterais, que limitam os membros (superiores e inferiores), do lado direito e esquerdas.

Movimentos articulares

As articulações movem-se em direções diferentes. O movimento ocorre em tomo de um eixo e de um plano. Os termos a seguir são usados para descrever os vários movimentos que ocorrem numa articulação sinovial:

Flexão: é o movimento de dobra de um osso sobre o outro causando uma diminuição do ângulo da articulação.

Extensão: movimento inverso à flexão. O movimento, geralmente, traz uma parte do corpo à sua posição anatômica após esta ser flexionada. A hiperextensão é a continuação da extensão, além da posição anatômica.

Abdução: é o movimento para longe da linha média do corpo e adução é o movimento de aproximação da linha média do corpo. As exceções a esta definição de linha média são os dedos e os artelhos, onde o ponto de referência para os dedos é o dedo médio.

Adução: movimento que aproxima qualquer segmento corporal da linha média do corpo.

Circundação: é a combinação de todos esses movimentos numa sequência em que a parte da extremidade faz um grande círculo no ar, enquanto as partes próximas à extremidade proximal fazem um círculo pequeno.

Rotação: movimento de um osso ou parte dele em torno de seu eixo longitudinal. Se a superfície anterior se move em direção à linha média, o movimento é chamado de rotação interna (medial). Se a superfície anterior se movimenta para longe da linha média, é chamado de rotação externa (lateral).

Inclinação lateral: inclinação do tronco para a direita ou para a esquerda.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93