Lipídios

Lipídio
Lipídio

Fisioterapia

18/01/2013

Os lipídios  apresentam uma estrutura caracterizada por parte  hidrofílica e outra hidrofóbica, em sua composição contém carbono ( C ), Oxigênio ( O ) e hidrogênio ( H ). O lipídio serve como reserva energética pois seu acúmulo é denominado Gordura para os animeis e Óleo para as plantas.

Como já comentado os lipídios contem sua parte hidrofílica e outra hidrofóbica isso quer dizer que parte tem tolerância a água e a outra não, dado a essa característica sua evolução foi algo genial, o seu agrupamento formou a primeira membrana chamada MICELLE.

A Micelle com sua estrutura conseguiu organizar os lipídios de forma  que sua parte  hidrofílica  ( Gosta de água ), ficasse em contato com a água e sua parte hidrofóbica também se beneficiasse pois encontrava-se impermeável. Entretanto a Micelle necessitava se alimentar, ai deu-se sua evolução denominada assim a estrutura evoluída de Bicamada Lipídica.

A bicamada Lipídica surgiu pela simples necessidade de alimentação da Micelle, contudo a bicamada ainda sim continuou a beneficiar a parte hidrofílica e  a hidrofóbica dos lipídios, a única diferença nessa evolução é que em seu interior era composto de primeiramente uma camada hidrofílica que funcionava como um tipo de reservatório, de uma camada hidrofóbica e outra camada novamente hidrofílica. Podemos assim chamar essa bicamada de "Organismo".

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Gleice Kelly Theodoro Cerqueira

por Gleice Kelly Theodoro Cerqueira

Academica de Fisioterapia.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93