"Power House" - o centro das forças do Pilates

A área entre a base da caixa torácica e a linha que vai de um quadril ao outro
A área entre a base da caixa torácica e a linha que vai de um quadril ao outro

Fisioterapia

27/01/2012

Power House, ou Centro de Força, constitui o que há de mais importante no Método Pilates. Para Joseph era a parte mais importante do corpo, sendo a área entre a base da sua caixa torácica e a linha que vai de um quadril ao outro. Fortalecer este Cilindro é o objetivo maior do Pilates.

É composto por quatro músculos. São eles:
•    Transverso do abdômen: tem a função de estabilizar as vértebras lombares. É um músculo involuntário. É ligado neurologicamente ao períneo (possui a mesma inervação) e, por isso, sua contração só é possível quando simultânea à contração do períneo. Também só entra em ação na expiração forçada;
•    Períneo: músculo do assoalho pélvico, fazendo sustentação visceral, causando uma pressão positiva. Suas ações são diretamente proporcionais, ou seja, quanto maior a pressão intra-abdominal, maior a estabilização lombar;
•    Multíferos: trata-se de um músculo bem interno da coluna e que tem a função de estabilizar a coluna. Faz a flexão lateral da coluna e rotação lateral do tronco, também sendo um auxiliar na extensão;
•    Diafragma: tem a forma de cúpula. Na inspiração, ele aplaina para expansão da caixa torácica (quando a respiração é mais anatômica possível, ou seja, sem protusão abdominal). Como ele tem inserções nas vértebras lombares, também possui a função de estabilização da coluna.

O conceito que Joseph Pilates chamou de POWER HOUSE (casa de força) é coordenar a mecânica respiratória do DIAFRAGMA, com a sinergia dos MÚSCULOS ABDOMINAIS (principalmente o Transverso do Abdômen), MULTÍFEROS e PERÍNEO, conseguindo assim estabilizar a coluna lombar.

Sabe-se que o transverso do abdômen e o oblíquo interno são os únicos músculos a ter conexões com o tronco anterior e com a coluna, por isso autoridades australianas em estabilização de coluna descrevem estes músculos como um cilindro tridimensional:
•    Frente e lado do cilindro são feitos pelo transverso do abdômen e oblíquo interno;
•    Atrás está o multíferos;
•    A base é constituída pelos músculos do assoalho pélvico;
•    O teto é constituído pelo diafragma.

A estabilidade da coluna lombar depende dos músculos "do centro" fortes e trabalhando em conjunto para transformar o abdômen e a coluna resistentes, o que é essencial para a vida diária e atividades desportivas, e, é isso o que Joseph Pilates propõe com o conceito de 'POWER HOUSE'. Ele ainda considerava os músculos períneo e transverso do abdômen.

Segundo Kendall, (1993) "uma insuficiência em controle postural podem causar cargas excessivas aos tecidos do corpo, deixando a coluna vertebral às lesões”.

A essência da estabilidade da coluna vertebral é aliar a flexibilidade com força, portanto o sistema muscular fornece a 1ª linha de defesa contra o entortamento da coluna osteoligamentar.

A "POWER HOUSE" faz com que possamos desenvolver a estabilidade ativa da coluna lombar, o que possibilita ao paciente e/ou aluno a educar a relação membros inferiores/bacia organizada/organização axial nas posturas deitado, sentado e em pé, dando foco no trabalho, não só na força dos músculos do tronco, mas também desenvolvendo a coordenação e o melhor padrão da atividade muscular.

Além disso, com a "POWER HOUSE" ativa, há a organização da coluna dorsal, desbloqueando a cintura escapular, educando os movimentos fisiológicos das escápulas, eliminando as tensões e desequilíbrios que refletem na coluna cervical. Tudo isso junto possibilita a liberação dos movimentos da cabeça. A somatória de tudo é um tronco estável, forte e flexível para organizar membros inferiores e membros superiores alinhados e com fluidez de movimentos.
Joseph Pilates dizia: "VOCÊ É TÃO JOVEM COMO A FLEXIBILIDADE DA SUA COLUNA".

Alguns outros músculos são importantes para ajudar a Power House. Entre eles está o paravertebrais, que são motores primários da extensão. Há também o intertransversários, situado entre os processos transversos (promovendo a flexão lateral), e entre os processos espinhosos (auxiliar na extensão).

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93