Particularidades do método Pilates

Pilates age em todos os músculos e partes do corpo humano
Pilates age em todos os músculos e partes do corpo humano

Fisioterapia

19/01/2012

Algumas particularidades são importantes de serem conhecidas para a execução correta do método Pilates. E no artigo abaixo você verá quais são essas características, bem como a importância de ter um músculo forte.

A pelve deve ser mantida na posição neutra (sem retro nem anteversão), onde a púbis e as espinhas ilíacas ficam no mesmo alinhamento. Durante muito tempo pregou-se a retroversão de pelve para a execução de algumas terapias posturais, como o Iso-Stretching. Mas tem-se hoje que a retroversão de pelve diminui a ação do músculo períneo, o que consequentemente diminui a ação do transverso do abdômen, desabando toda a estabilização da coluna lombar e a base do Método Pilates, já que esses dois músculos fazem parte da Power House.

Outra vantagem da pelve neutra é que o peso e a tensão são distribuídos igualmente entre os discos intervertebrais, evitando sobrecarga e choques, causando uma possível lesão.

Deve-se também prestar atenção no equilíbrio entre os músculos. Alguns músculos encurtados atuam contra a manutenção da pelve neutra. Os músculos causadores da anteversão de pelve são:
•    Quadrado lombar;
•    Íliopsoas: seu encurtamento causa, além da anteversão, a rotação interna de fêmur;
•    Adutores: seu encurtamento puxa a púbis para baixo, causando a anteversão.

Os causadores da retroversão de pelve são:
•    Glúteo máximo;
•    Isquiotibiais: além da retroversão, causa aumento da pressão fêmuro-patelar;
•    Piriforme; músculo chave retroversor e principal responsável da lombalgia.

O alongamento desses músculos deve ser feito antes de iniciar o trabalho com o Método Pilates, pois no caso de encurtamento, não haverá como manter a pelve neutra, ocasionando lombalgias. Outro fator que Joseph Pilates considerava é que um músculo só é realmente forte quando seu antagonista também for. Quando isso não acontece, é o fator gerador de desvios na coluna vertebral. A maioria dos exercícios criados por ele é em posição de flexão de coluna devido ao fortalecimento da Power House, mas alguns devem ser feitos em extensão para que haja equilíbrio entre as forças.

As escápulas devem permanecer em posição de depressão e retração para o recrutamento da musculatura dos romboides, pois a aproximação das escápulas estabiliza a coluna torácica. A coluna cervical deve ficar em posição neutra, tendo encaixe do atlas e áxis.

Para ter mais resultado com a Técnica separamos algumas características. Vejamos:

•    Relaxamento: aprender a relaxar os músculos para não aumentar o tônus durante o exercício;
•    Do umbigo para a coluna: isto significa reduzir ao máximo a distância entre o seu estômago e as suas costas. Deite-se de costas e respire normalmente. Recolha o umbigo em direção à coluna e continue respirando sem deixar seu estômago se deslocar para cima;
•    Da coluna para o colchão: deite-se de costas com os pés juntos e as pernas estendidas. Pressione as costas o máximo possível contra o colchão e elimine o espaço entre a parte média de suas costas e o colchão (Mat);
•    Evite a hiperextensão: quando se estende os braços e pernas nos exercícios de Pilates e em outros, é comum forçar as articulações e assim “trancar” os cotovelos e os joelhos. Isto pode fazer com que essas articulações se flexionem no sentido contrário ou causem um hiperalongamento que podem fazer com que a pessoa se machuque.
•    Contrair os glúteos: para endurecer os músculos glúteos flácidos, faça o seguinte; em pé, deitado ou sentado, imagine que há uma moeda entre suas nádegas. Aperte uma contra a outra de uma forma como se elas fossem espremer a moeda;
•    Enrolando as vértebras: qualquer que seja o exercício de Pilates, não faça movimentos abruptos nem dê trancos com as costas. Deve-se movimentar o dorso para cima ou para baixo de uma forma suave e gradual, como se estivesse enrolando a coluna, formando uma roda, uma vértebra por vez.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93