Utilização do Nintendo Wii no processo de reabilitação fisioterapêutica

Utilização do Nintendo Wii no processo de reabilitação fisioterapêutica
Utilização do Nintendo Wii no processo de reabilitação fisioterapêutica

Fisioterapia

12/01/2012

Os distúrbios de movimento são comuns em grande parte da população mundial por diversas causas, desde patologias congênitas às adquiridas. Tais distúrbios acarretam em dificuldade de promoção das atividades de vida diária (AVDs) como locomoção, segurar objetos, alimentação, higiene pessoal etc. e dependem de amplo acompanhamento de profissionais da área da saúde, dentre eles o fisioterapeuta, que após avaliação minuciosa da doença e suas implicações pode traçar o tratamento adequado.

Devido à complexidade de tais patologias, o período de tratamento pode ser longo e “a pouca motivação gerada pelos métodos tradicionais é apontada como motivo de abandono do tratamento fisioterápico, caracterizando-se como uma das principais causas de falha terapêutica” (DIAS et al, 2009).

Com isso, estudos atuais associam ao tratamento tradicional à utilização de videogames, como o console Wii da Nintendo® às sessões, com o objetivo de proporcionar um componente motivacional aos pacientes, obtendo assim melhora na resposta do tratamento proposto, pois promove o entretenimento e, em combinação com a realização correta dos movimentos exigidos pelo jogo (previamente selecionados pelo profissional de acordo com cada tipo de necessidade) auxilia o processo de reabilitação.

A aplicação do videogame à terapia iniciou-se em 2008, no Canadá, e aos poucos foi sendo aplicado a outros países, inclusive no Brasil. Diversos estudos relatam melhoras com o uso do console Wii aplicado à terapia, tanto no desempenho físico como no aumento da adesão do paciente à sessão.

Um trabalho apresentado no VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, em outubro de 2009, apresenta que o lúdico insere-se como componente motivador, proporcionando um ambiente propício para a reabilitação (DIAS, 2009).

Uma pesquisa realizada com 20 pacientes portadores da doença de Parkinson apresentou melhora da rigidez, movimento e habilidades motoras, além de aumentar os níveis de energia e diminuir a ocorrência de depressão.

Outro estudo publicado este ano aborda o uso do videogame no tratamento de um paciente com distúrbio cerebelar, apresentando melhora do equilíbrio e realização de suas tarefas diárias (SCHIAVINATO et al, 2010). Portanto, com base nos levantamentos realizados, conclui-se que o tratamento associado ao Nintendo® Wii traz benefícios à prática fisioterapêutica, pois além de treinar o físico dos pacientes, a realidade virtual agrega maior assiduidade e componente atrativo à sessão e, consequentemente, melhoras ao paciente.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Danilo Stefani Esposto

por Danilo Stefani Esposto

Fisioterapeuta | Pós-Graduando em Fisioterapia Neurofuncional

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